Nomes egípcios para seu bebê
Faraós, divindades, geografia e até a Bíblia: várias tradições perpassam o país desde a Antiguidade, com opções criativas de nomes que chegaram aos nossos dias

Para fanáticos por história em busca de um nome exótico para dar aos seus bebês, olhar para as grandes civilizações do passado sempre é uma boa fonte de inspiração. O Egito Antigo é um desses lugares: com o devido cuidado para não escolher uma opção diferente demais que possa deixar a criança em situações desconfortáveis, é possível encontrar alternativas que se encaixam bem e saem da mesmice.
Nomes inspirados em deuses egípcios da Antiguidade, faraós e rainhas, pontos geográficos ou até mesmo histórias bíblicas que se passaram naquela região surgem como opções para quem olha para o Egito.
Inspiração no passado glorioso
De olho nos faraós e rainhas, alternativas famosas de nomes podem incluir Ramsés (“filho do sol”, em referência ao deus Rá) ou a esposa do faraó, Nefertari (algo como “a mais bonita de todas”). Para um nome feminino mais tipicamente associado ao Egito, que pode causar alguma estranheza, sempre há Cleópatra.
Existem ainda várias opções de nomes ligados às divindades. É o caso de Isis (a deus da fertilidade), Osíris (deus da vida após a morte), Anúbis (outra divindade relacionada à morte) ou Amon (o deus do oculto, por vezes associado a Rá, em Amon-Rá).
Geografia e Bíblia também têm relação com o Egito
Se as opções da Antiguidade não agradarem, você sempre pode recorrer a outras opções que se relacionam ao Egito de maneiras diferentes. Pela geografia, um nome relativamente mais comum no Brasil é Nilo, diretamente ligado ao gigantesco rio que cruza o desértico país. De opções femininas, surge o nome Núbia, cuja origem remete a uma região ao sul do antigo império, que hoje fica entre o Egito e o Sudão.
Já os nomes relacionados ao Egito com inspirações bíblicas costumam ter, na realidade, origens hebraicas. É o caso do clássico Moisés, um nome que tem relação com a servidão ou com a condição de ter sido salvo das águas (depende da tradução), ou de opções menos cotadas como Amenadiel, que significaria algo como “testemunha de Deus”.
Nomes egípcios atuais
Vale lembrar que, atualmente, o Egito é um país culturalmente árabe, e os nomes mais usados por lá nos dias de hoje têm pouco a ver com aqueles inspirados na Antiguidade.
Denominações comuns para meninos nos dias de hoje incluem Mohammed, Ali, Omar e Ahmed, e para meninas há opções como Sarah, Yasmin, Aya e Mariam.