Lugares especiais: nomes inspirados em destinos famosos
Para quem gosta muito de viajar ou tem um lugar preferido no mundo, separamos uma lista de locais que podem ser usados como nome próprio

Viajar sempre é uma experiência marcante. Voltar para a cidade natal ou para um lugar que foi especial durante a infância também evoca uma nostalgia boa. São as histórias vividas nesses locais, sejam eles breves ou longas, que nos fazem ser quem somos. Se você tem um lugar especial que te faz sentir assim, por que não dar o mesmo nome para alguém que vai ser muito especial também?
Confira aqui alguns nomes inspirados em locais para seu filho ou filha.
Nomes femininos inspirados em lugares famosos
Adelaide
A principal cidade da costa australiana também rende um nome forte. O nome tem origem germânica pela junção dos termos adal/athal, que significa nobre, e haidu, que significa “qualidade”. A união remete a ideia de realeza.
Alexandria (Alexandra)
A cidade foi fundada por Alexandre, o Grande, no norte do território que atualmente corresponde ao Egito. O nome homenageia o famoso general, cujo nome tem origem na Macedônia e vem de Alakshandush, mas que no grego virou uma junção dos termos aléxo, que significa “proteger”, e anér ou andros, que significa “homem”.
América
América, enquanto continente, homenageia o explorador Américo Vespúcio. O nome vem do germânico Amalaric, junção de amala, que significa “ativo, trabalhador” e rich que significa “senhor, chefe”.
Atena
No plural, Atenas é a capital da Grécia desde a antiguidade. A deusa grega da sabedoria e estratégia inspira o nome do local e teria nascido a partir dos pensamentos de Zeus.
Catarina
Os locais com nomes santos são vários, mas Catarina tem voltado à moda por contra própria. Surgiu como um nome ou prenome na cultura dos antigos reinos portugueses, mas a inspiração é incerta e tem duas hipóteses principais: a deusa grega da magia e do encantamento, Hecáte, ou através do adjetivo grego katharos que significa “puro”.
Dakota
Os estados americanos de Dakota do Sul e do Norte tiveram o nome inspirado nos indígenas americanos. O termo significa “amigo” ou “aliado” na língua do povo Sioux.
Geórgia
Outro estado das 13 colônias dos EUA e outra homenagem à coroa britânica: a nomeação é uma referência a George II da Grã-Bretanha. Já o país Geórgia foi batizado a partir de São Jorge, o padroeiro do país. Em ambos os casos, os nomes vêm do termo grego geōrg, que significa cultivar.
Jordana (Jordânia)
Com diversos pontos sagrados para os cristãos, a Jordânia é uma homenagem ao rio Jordão, que no hebraico é Yarden e significa “descendente” ou “fluir para baixo”.
Siena
A cidade italiana é considerada uma das principais da região da Toscana, é ponto certo nas visitas dos apreciadores de arte que passarem pela Itália. O nome vem do inglês sienna, palavra que descrevia uma argila de cor “laranja avermelhada”.
Valencia
Banhada pelo mar mediterrâneo, essa província tem uma capital com o mesmo nome, o local tem uma bela arquitetura. O termo vem do latim valentia, que significa “valente” ou “forte”.
Verona
A cidade italiana da região de Vêneto rende um nome diferente e imponente. O significado do termo é “verdejante” ou “florescente”.
Vitória
Conhecido pela capital do Espírito ou por Vitória da Conquista (BA), é um nome muito usado no Brasil. O nome vem do latim victoria — “vitória” ou “triunfo”.
Nomes masculinos inspirados em lugares famosos
Alexandre
Outra forma de homenagear Alexandria, o nome compartilha as origens e também remete a ideia de figura protetora.
Cairo
A capital do Egito também é usada pelo nome, mesmo que não seja tão usual. A origem árabe do nome vem de Al-Qahirah e significa “vitorioso” ou “conquistador”, mas também existe o termo hebraico kairós que significa “tempo espiritual”.
Douglas
A capital da Ilha de Man foi batizada pela junção do nome dos dois rios mais importantes da região, o Rio Dhoo e o Rio Glass. O nome Douglas surgiu de Doubghlas, um termo do inglês antigo que é a junção dos termos dou (escuro, preto) e glas (rio).
Francisco
O estado da Califórnia tem muita influência da ocupação mexicana da região, portanto é bem comum que as cidades tenham nomes de santos em espanhol, como é o caso de São Francisco. Nesse caso, o nome significa “francês” ou “homem livre”.
Hamilton
A capital das Ilhas Bermudas é uma homenagem ao primeiro governador do período colonial na região, Sir Henry Hamilton. A origem do nome é no inglês, com significados que divergem, mas que sempre remetem a ideia de descrever um local. De pontos mais elaborados, como “morar perto de morro com vegetação” ou “aldeia forte”. No entanto, a origem mais provável é a junção dos termos hamel (“plano”, “chato”) e dun (“morro”).
Israel
Muito popular no Brasil, o nome e local tem muita importância para a cultura judaico-cristã. O nome surge pela junção dos termos hebraicos Sara, que significa “lutar” ou “prevalecer”, com el que quer dizer “força” ou “poder”.
Orlando
Famosa pelo parque temático da Disney, a cidade da Flórida foi batizada em homenagem ao soldado espanhol Orlando Reeves, que faleceu na Guerra dos Seminoles. Originado dos nomes germânicos Hrodland e Ruotlant, significam algo como “terra gloriosa”.
Salvador
A capital da Bahia foi batizada inicialmente como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, numa homenagem indireta a Jesus Cristo. A palavra Salvador vem do latim salvatoris e tem relação com a ideia de “ato de salvar” ou “salvação”.
Santiago
Tanto a versão espanhola (Santiago de Compostela) quanto a chilena (a capital Santiago) são uma homenagem ao santo padroeiro da Espanha, o apóstolo São Tiago. O nome é a versão latina do hebraico Yaakov ou Jacó, cujo significado é “aquele que vem do calcanhar” ou “que se supera”.