Da realeza: veja alguns nomes inspirados em príncipes e princesas
Catarina, Helena, Alexandre e Guilherme: nomes populares também fazem referência a príncipes e princesas do passado e da atualidade
É muito difícil encontrar alguém que não tenha ouvido um conto ou história na infância que tivesse um protagonista da nobreza. Fora da ficção, ainda encontramos príncipes e princesas que seguem influenciando a cultura contemporânea, desde a moda até mesmo a escolhas dos nomes. Além, claro, das figuras históricas que também servem de inspiração nas mais diversas formas.
Confira aqui alguns nomes marcantes de reis, rainhas e nobres — tanto da ficção quanto do mundo real.
Nomes de meninas inspirados na nobreza
Anna
A irmã caçula de Elsa do filme Frozen é uma das princesas originais e da nova geração da Disney. Ana é a versão portuguesa do hebraico Hannah, que significa “cheia de graça”.
Amina, rainha e princesa de Zazau
Também conhecida por Aminatu, foi uma das grandes líderes africanas e uma exímia estrategista, além de ter sido responsável pela expansão comercial da Zaria, onde hoje é localizada a Nigéria. O nome tem duas origens prováveis, ambas do oriente médio: amina que significa “sentir-se segura” ou uma variação de Ameena, feminino de Amin, com significado literal de “fiel” ou “leal”.
Ariel
Usado em qualquer gênero, o nome ficou popular entre as meninas pela adaptação da Disney do conto A pequena sereia de Hans Christian Andersen, onde a princesa sereia Ariel sonha em virar humana para ter liberdade. A origem é bíblica e vem do arcanjo Ariel, com significado “Leão do Senhor” ou “forja do Senhor”.
Aurora
Na versão da Bela Adormecida de Charles Perrault a filha da princesa que foi enfeitiçada se chamava Aurora, enquanto a mãe (a verdadeira Bela Adormecida) não tem o nome citado. A Disney optou por utilizar o nome da herdeira na adaptação. O significado do substantivo é “nascer do sol” ou “aquilo que brilha como ouro”, além de ser o nome da deusa romana do amanhecer. A origem vem do latim aurum, que originou a palavra ouro e significa “brilhante”.
Bela, Isabela ou Isabel
A Bela de A Bela e a Fera, era originalmente Belle, uma variação de Isabelle, que vem de Isabel. Saindo da ficção, algumas princesas tiveram esse mesmo nome, mas destacam-se a Princesa Isabel de Aragão e a brasileira Princesa Isabel, filha de D. Pedro II. O nome Elisabete vem do hebraico Elishebba e significa “Deus é juramento” ou “Deus é abundância”.
Catarina
A rainha consorte da Inglaterra num período caótico durante o reinado de Henrique VIII também era princesa de Aragão, um antigo reino do território que viria a ser Espanha. Surgiu como um nome ou prenome na cultura dos antigos reinos portugueses, mas a inspiração é incerta e tem duas hipóteses principais: a deusa grega da magia e do encantamento, Hecáte, ou através do adjetivo grego katharos que significa “puro”.
Charlotte
Com nome inspirado no avô, o rei Charles III, a filha do meio de William e Kate é uma opção de nome para os fãs da cultura britânica. O nome é uma adaptação francesa, mas tem origem germânica nos termos karal ou kerl, que literalmente significa “homem do povo”.
Cleo
Uma abreviação de Cleópatra, a última princesa e rainha dos reinos egípcios. Apesar de ser a mais citada, a rainha Cleópatra foi a sétima monarca com esse nome na linhagem. O nome dela vem da junção dos termos kleo e patros, que significam, respectivamente, “glória”/”revelação” e “pai”.
Diana/Daiana
Ainda que um dos pais tenha títulos de nobreza, a ex-esposa de Charles III era considerada a “princesa do povo”. A princesa Diana foi um marco cultural para além da Inglaterra. A deusa romana Diana corresponde à deusa grega Ártemis. A origem do nome vem do latim diviana, que pode ser traduzido como “divina” ou “iluminada”.
Elena/Helena
Ironicamente, a mulher mais bonita da mitologia grega, Helena de Tróia, era princesa de Esparta. Uma semideusa filha de Zeus com Leda, a rainha da cidade-estado Esparta. Além dela, temos Elena de Avalor, uma princesa da Disney com inspirações da cultura espanhola. Helena vem do termo grego Hélê, que significa “raio de sol” ou “resplandecente”.
Elisabeth
A segunda de seu nome, a rainha Elisabeth II foi princesa por um tempo até breve se comparado ao reinado, que durou 70 anos. O nome Elisabeth vem do hebraico Elishebba e significa “Deus é juramento” ou “Deus é abundância”.
Grace
Nascida Grace Patricia Kelly, a atriz estadunidense virou Grace Patricia Grimaldi após casar com o príncipe Rainier III de Mônaco. O termo graça, a tradução de Grace para português, vem do termo provém do latim gratia, que deriva de gratus e significa “grato, agradecido”.
Nandi, rainha-mãe do reino Zulu
Uma liderança entre o povo Zulu, não chegou a ser uma princesa, mas reivindicou o comando do povo depois que o rei Senzanghakona (que negou a paternidade do filho que teve com Nandi) faleceu. Uma diplomata pacifista que é reconhecida como figura feminista pelos povos do sul da África.
Talia
A versão mais antiga de A Bela Adormecida é de 1634 e foi publicada por Giambattista Basile com nome de Sol, Lua e Talia. A protagonista se chamava Talia, nome que deriva do Thaleia e significa “florescimento”.
Tiana
Protagonista do filme A Princesa e o Sapo, uma reeleitura d’O Príncipe Sapo dos Irmãos Grimm, na versão original não tem o nome citado. Nos idiomas latinos tem a origem relacionada com a família romana Titius e não tem um significado direto. Na cultura grega, pode ter relação com thea, que significa “deusa”.
Vitória
Uma rainha tão forte quanto polêmica, foi princesa apenas até os 18 anos, quando assumiu a coroa inglesa após o falecimento dos tios. O nome vem do latim victoria, que significa “vitória” ou “triunfo”.
Nomes de meninos inspirados na nobreza
Adam
Com dois representantes na ficção, através do príncipe Adam de He-Man ou a forma humana da Fera, o nome não tem representantes na vida real. Com origem no hebraico adamah, significa “terra vermelha”.
Alexandre
Filho de Filipe II da Macedônia, Alexandre, O Grande, foi um dos líderes expansionistas mais vitoriosos da história antiga. O nome tem origem na região da Trácia, antiga Macedônia, a partir de Alakshandush, mas que no grego virou uma junção dos termos aléxo, que significa “proteger”, e anér ou andros, que significa “homem”.
Carlos/Charles
Com vários representantes na história, desde Carlos Magno até Charles III, o nome é popular nas monarquias. O nome tem origem germânica nos termos karal ou kerl, que significam “homem do povo”.
Christian ou Cristiano
A Dinamarca ainda tem uma família real, representada pela Casa de Glücksburgo e com o príncipe Christian, herdeiro direto do trono. O nome vem do latim Christianus e significa “Cristão” ou “portador de Cristo”.
Eric
Ainda que não seja salientado, o príncipe Eric d’A Pequena Sereia seria um monarca dinamarquês. Com origem escandinava no nome Eiríkr, significa “governante eterno” ou “governante poderoso”.
Felipe/Phillip
Com alguns representantes pela história dos reinados europeus, inclusive o marido da rainha Elisabeth II, além do príncipe que desperta Aurora, a Bela Adormecida. Com origem no prenome grego Philippus, é junção dos termos fileo, que significa “amar com afeto de amizade”, e hippos, que significa “cavalo”.
Gabriel
A Bélgica segue sendo uma monarquia constitucional, portanto ainda tem representantes da família real. O príncipe Gabriel tem apenas 20 anos, sendo o segundo na sucessão do trono belga. O nome vem do hebraico Gavri’el e significa “homem de deus”.
George/Jorge
O nome do primogênito de Kate e William já teve alguns representantes na coroa britânica. Caso assuma, ele será George VII. O nome deriva do grego georgós, formada pela junção de ge, que significa “terra”, e érghon, que significa “trabalho”.
Henrique
Com uma longa linhagem de reis com o mesmo nome, o ciclo foi encerrado de forma controversa com Henrique VIII, pai de Elizabeth I e marido de Catarina de Aragão. O nome vem do germânico Heinrich, que é a junção de Heim (casa ou lar) com rik (senhor ou príncipe).
Moisés
O judeu encontrado pela filha do faraó no leito de um rio, foi criado junto a corte, tal qual um príncipe. A origem do nome Moisés é incerta, mas tem duas linhas principais: a versão greco-egípcia aponta a origem na palavra mósis que significa “filho”, enquanto a versão hebraica Moshe deriva de mashah que significa “tirar”, uma alusão a ideia da retirada da figura mítica da água.
Luís
A França teve uma série de governantes com esse nome, mas que também foi finalizada de forma polêmica. O nome tem origem germânica em Ludwig e significa “famoso na batalha” ou “guerreiro ilustre”.
Ricardo
Outro nome visto nos reinados bretões, é representado na ficção em algumas adaptações de Robin Hood através do Rei Ricardo I (Coração de Leão). Tem origem no germânico Ricohard, junção das palavras ric que significa “governante” e hard que significa “forte” ou “corajoso”.
William/Guilherme
Outro nome que figurou algumas vezes nos reinados da Inglaterra e Reino Unido, tanto que o atual herdeiro direto da coroa será nomeado como William V. Guilherme é a versão latina de William, que tem origem no germânico Willahelm, que une will/vilja/ wailja no sentido de “vontade” ou “desejo” e helm/hilms, que significa “proteção”.