De Atenas para o mundo: 12 nomes inspirados na mitologia grega
Nomes da Grécia Antiga são excelentes opções atemporais para seu filho ou filha; confira as opções

A mitologia grega transcende gerações e é uma das bases da civilização ocidental. Repletas de deuses e seres mitológicos, as histórias da Grécia Antiga serviram inclusive como inspiração para a ficção atual, como a saga “Percy Jackson e os Olimpianos”. Mas para além do contexto histórico, cultural e ficcional, os nomes gregos também são uma excelente opção para batizar bebês no mundo todo.
Nomes gregos femininos e seus significados
Dafne – Ninfa associada aos corpos d’água e à vegetação. Conhecida por ter sido perseguida pelo deus Apolo, que se apaixonou por ela, o nome “Dafne” (Δάφνη) significa “louro” ou “loureiro”, que é a árvore na qual ela foi transformada.
Gaia – Deusa da Terra, considerada a personificação da natureza e mãe de todos os seres vivos. Seu nome (Γαία, em grego) significa literalmente “Terra” ou “Chão”.
Helena – Filha de Zeus e Leda, é considerada a mulher mais bela do mundo. Sua captura pelo príncipe troiano Páris desencadeou a Guerra de Troia. Seu nome, Ἑλένη, pode significar “a que brilha” ou “tocha”.
Ísis – Deusa da maternidade, magia e fertilidade, esposa de Osíris e mãe de Hórus. É famosa por sua sabedoria e poderes mágicos. O nome “Ísis” (Ίσις) tem origem egípcia, mas foi adaptado ao grego, representando “trono” ou “assento”.
Penélope – Esposa de Odisseu (Ulisses), conhecida por sua lealdade e inteligência. Seu nome, Πηνελόπη, significa “tecelã de fios” ou “fiandeira”, refletindo sua habilidade em tecer para adiar seus pretendentes.
Selene – Deusa da Lua, associada à luz da lua e à lua cheia. É também popular na mitologia romana. O nome “Selene” (Σελήνη) representa “Lua”, sendo a personificação do astro no panteão grego.
Nomes gregos masculinos e seus significados
Apolo – Deus da luz, música, poesia, profecia e medicina. É filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis. Seu nome, Ἀπόλλων, não tem um significado claro em grego, mas é associado à ideia de “destruidor” ou “purificador”.
Atlas – Titã condenado por Zeus a sustentar o céu sobre os ombros, símbolo de resistência e força. Ἄτλας, também conhecido como Atlante, significa “aquele que carrega”.
Dionísio – Filho de Zeus e Sêmele, representa a dualidade entre a ordem e o caos. É o Deus do vinho, da festa, do êxtase e do teatro. Seu nome, Διόνυσος, combina “Dios” (Διός), que é uma forma de “Zeus”, e “Nysa”, a montanha onde ele foi criado.
Heitor – Príncipe troiano e herói da Guerra de Troia, conhecido por sua bravura e honra. Filho do rei Príamo e da rainha Hécuba. Heitor, Ἕκτωρ, deriva do verbo grego “ἔχειν” (échein), que significa “segurar”, “possuir” ou “proteger”.
Ícaro – Filho de Dédalo, conhecido por voar muito perto do sol com asas de cera, o que levou à sua queda no mar. Seu nome, Ἴκαρος, representa “seguidor” ou “aquele que voa alto”.
Théo – Variante de “Teodoro” ou “Teófilo,” que significa “presente de Deus” ou “amigo de Deus”. O nome, Θεό, vem da palavra grega “θεός” (theos), que representa “Deus”.