Apelidos que se tornaram nomes próprios: conheça 10 deles
Apelidos carinhosos são assunto sério no Brasil, tanto que alguns são cada vez mais comuns nos cartórios por aqui
Os brasileiros adoram apelidos. Nosso jeitinho carinhoso se estende da família ao trabalho e muitas vezes temos dúvidas do verdadeiro nome daquele grande amigo ou amiga que só conhecemos por “Chico” ou “Drica”.
Levamos os apelidos tão a sério que, uma hora ou outra, eles acabam se tornando nomes próprios. Listamos alguns desses casos para quem gosta de inovar sem abdicar da tradição:
Malu
A abreviatura de nomes compostos é bastante utilizada no Brasil. Não é nada raro que Maria Luísa ou Maria Lúcia se tornem Malu. O mesmo ocorre com Maria Júlia (Maju) e Ana Luísa (Analu). Hoje, os nomes que antes eram apelidos estão cada vez mais comuns nos registros.
Mel
Por si só, a palavra “mel” já traz um significado cheio de doçura e hoje é um nome popular. No entanto, o termo tradicionalmente era utilizado como apelido para pessoas chamadas Melissa, Melina ou Melany.
Flor
Assim como “mel”, a palavra “flor” também carrega um significado explícito para quem fala português. Cada vez mais comum nos registros, esse nome era apelido para nomes como Florência e Florinda.
Bela
O adjetivo já fala por si, mas esse nome é um apelido carinhoso e muito comum para Isabela, que sempre teve muitas variações a depender do idioma, como Isabel e Elizabete. A partir dessas variações, outros apelidos também se popularizaram e adquiriram o status de nome, como Bel e Liz, por exemplo.
Tina
Apelido muito tradicional para quem se chama Cristina ou Martina, esse é um nome popular em vários países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos.
Alex
Um nome cujo significado tem relação com os atos de “defender” e “proteger”. Derivado do grego, esse nome continua sendo apelido de Alexandre, mas é cada vez mais registrado em sua forma abreviada.
Henry
Um apelido carinhoso para o nome Henrique, originado em uma palavra germânica que significa “príncipe da casa”. Muito comum em inglês, é cada vez mais utilizado também no Brasil.
Nando
Nos últimos anos, esse apelido para Fernando tem se popularizado, assim como a versão feminina Nanda. Seu significado tem uma ligação direta com a bravura. Significa: “corajoso” ou “ousado”.
Tom
Esse diminutivo tradicional para nomes como Tomás ou Antônio sem dúvidas estabelece a harmonia em qualquer casa — e os musicistas que o digam. Falando nisso, Tom (Antônio) Jobim certamente deu uma nova tonalidade ao nome.
Fred
Um apelido clássico para o nome Frederico, Fred tem se popularizado, cada vez mais, como nome próprio. Sua origem é germânica, a partir da palavra “friede”, que significa “paz”.