Apelidos que se tornaram nomes próprios: conheça 10 deles

Apelidos carinhosos são assunto sério no Brasil, tanto que alguns são cada vez mais comuns nos cartórios por aqui

Por Gabriel Bortulini
27 nov 2024, 17h00
menino-loiro-praia_Freepik -3
Apelidos como Fred ou Bela também podem servir como alternativas abreviadas a seus nomes originais (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Os brasileiros adoram apelidos. Nosso jeitinho carinhoso se estende da família ao trabalho e muitas vezes temos dúvidas do verdadeiro nome daquele grande amigo ou amiga que só conhecemos por “Chico” ou “Drica”.

Levamos os apelidos tão a sério que, uma hora ou outra, eles acabam se tornando nomes próprios. Listamos alguns desses casos para quem gosta de inovar sem abdicar da tradição:

Malu
A abreviatura de nomes compostos é bastante utilizada no Brasil. Não é nada raro que Maria Luísa ou Maria Lúcia se tornem Malu. O mesmo ocorre com Maria Júlia (Maju) e Ana Luísa (Analu). Hoje, os nomes que antes eram apelidos estão cada vez mais comuns nos registros.

Mel
Por si só, a palavra “mel” já traz um significado cheio de doçura e hoje é um nome popular. No entanto, o termo tradicionalmente era utilizado como apelido para pessoas chamadas Melissa, Melina ou Melany.

Flor
Assim como “mel”, a palavra “flor” também carrega um significado explícito para quem fala português. Cada vez mais comum nos registros, esse nome era apelido para nomes como Florência e Florinda.

Continua após a publicidade

Bela
O adjetivo já fala por si, mas esse nome é um apelido carinhoso e muito comum para Isabela, que sempre teve muitas variações a depender do idioma, como Isabel e Elizabete. A partir dessas variações, outros apelidos também se popularizaram e adquiriram o status de nome, como Bel e Liz, por exemplo.

Tina
Apelido muito tradicional para quem se chama Cristina ou Martina, esse é um nome popular em vários países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos.

Alex
Um nome cujo significado tem relação com os atos de “defender” e “proteger”. Derivado do grego, esse nome continua sendo apelido de Alexandre, mas é cada vez mais registrado em sua forma abreviada.

Continua após a publicidade

Henry
Um apelido carinhoso para o nome Henrique, originado em uma palavra germânica que significa “príncipe da casa”. Muito comum em inglês, é cada vez mais utilizado também no Brasil.

Nando
Nos últimos anos, esse apelido para Fernando tem se popularizado, assim como a versão feminina Nanda. Seu significado tem uma ligação direta com a bravura. Significa: “corajoso” ou “ousado”.

Tom
Esse diminutivo tradicional para nomes como Tomás ou Antônio sem dúvidas estabelece a harmonia em qualquer casa — e os musicistas que o digam. Falando nisso, Tom (Antônio) Jobim certamente deu uma nova tonalidade ao nome.

Fred
Um apelido clássico para o nome Frederico, Fred tem se popularizado, cada vez mais, como nome próprio. Sua origem é germânica, a partir da palavra “friede”, que significa “paz”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.