12 nomes exóticos, mas populares para seu bebê
Eles podem não ser tão comuns no Brasil, mas fazem sucesso lá fora; conheça algumas opções de nomes repletas de xarás ao redor do mundo
“Exótico” é algo que vem de fora, importado — que não é “nativo” de um determinado local, mas pode se dar bem por ali. O termo, mais usual para espécies de plantas e animais, também pode se referir a nomes próprios: afinal, não faltam exemplos de denominações que fizeram fama em outros países e, com o tempo, conquistaram popularidade também no Brasil.
Se você está procurando um nome exótico para sua criança, vale a pena dar uma olhada na lista abaixo e conhecer algumas alternativas consagradas: nomes que ainda não são tão recorrentes por aqui, mas já foram testados e aprovados entre os 20 mais populares de algum outro país.
Nomes exóticos femininos
Astrid: de origem nórdica, o nome que significa “divinamente linda” é um dos mais utilizados em países da Escandinávia.
Ginevra: um dos cinco nomes femininos mais utilizados na Itália hoje em dia, o nome tem origem numa palavra celta para “branco”. Em italiano, Ginevra também é o nome de Genebra, uma das cidades mais importantes da Suíça, e da planta conhecida por aqui como zimbro.
Inaya: popular na França, esse nome chegou por lá através dos migrantes de origem árabe. Vem da palavra “inyah” e se relaciona à ideia de cuidar de alguém.
Isla: é o nome mais dado a meninas que nascem na Austrália atualmente. A palavra é a versão em espanhol para “ilha” e, embora a denominação em países anglófonos tenha outra raiz, no fundo significa algo bem parecido: o nome usado em inglês faz referência à ilha de Islay, na Escócia, cuja etimologia é desconhecida.
Vega: muito popular na Espanha, esse nome ainda não ganhou tração por aqui. Faz referência a uma águia que mergulha no ar para atacar uma presa.
Yoko: esse nome japonês, bastante popular para meninas nascidas naquele país, pode significar “criança do sol” ou “criança do oceano”. A ideia é reforçar uma relação com o mundo.
Nomes exóticos masculinos
Hiroshi: outro nome de origem japonesa e um dos mais comuns na nação asiática, seu significado remete à generosidade e prosperidade.
Liam: talvez o nome mais comum no Brasil atualmente entre os citados nesta lista, Liam tem origem na Irlanda e é uma versão abreviada do nome William, que faz referência a um guerreiro resoluto.
Maël: um dos cinco mais utilizados para meninos que nascem na França, o nome tem origem na região da Bretanha e significa “príncipe” ou “chefe”.
Nils: muito comum na Escandinávia, é um nome equivalente a Nicolau, fazendo referência ao santo homônimo. Já o nome Nicolau, em si, significa “vitória do povo”, derivado do grego Nikolaos.
Tommaso: muito comum na Itália, esse nome deriva do aramaico antigo e faz referência a um gêmeo.
Ram: esse nome tem diversas raízes. Comum na Índia, onde deriva da divindade Rama, esse nome também pode ser encontrado na língua hebraica, referindo-se a um dos ancestrais de Davi (Ram também surge, em algumas fontes, como um diminutivo de Abraão).