10 nomes inspirados em ‘Cem Anos de Solidão’

A obra de Gabriel García Márquez marcou época e agora ganha as telas em série que estreia da Netflix

Por Gabriel Bortulini
11 dez 2024, 07h00
cem-anos-solidao-netflix
Adaptação do clássico da literatura latino-americana ganhou as telas da Netflix em 11 de dezembro de 2024 (Netflix/Divulgação)
Continua após publicidade

Cem anos de solidão é um dos mais famosos romances já escritos na América Latina. De autoria do colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, o livro foi um dos responsáveis por consagrar o movimento literário conhecido como Realismo Mágico.

Também fez parte do grande e repentino sucesso de autores latinos, no que ficou conhecido como o boom latino-americano.

O livro narra a história de uma aldeia fictícia chamada Macondo e das sucessivas gerações da família Buendía-Iguarán. Em 2024, a obra voltou a ganhar atenção, após o anúncio de uma série baseada no romance, produzida pela Netflix, que estreou em 11 de dezembro.

Como aperitivo (e para acalmar os curiosos), preparamos uma lista de 10 nomes baseados em Cem anos de solidão. Podem ficar tranquilos -nem todos serão Aurelianos.

Aureliano
Nem todos serão, mas este nome não poderia faltar. Na obra, surge com o personagem Aureliano Buendía, que herda o nome do bisavô. Mais tarde, se torna coronel e tem 17 filhos chamados Aureliano.

Continua após a publicidade

José
Tanto o pai quanto o irmão de Aureliano se chamam José Arcadio. O nome bíblico volta a aparecer nas gerações posteriores dos Buendía.

Úrsula
É o nome da mãe do Coronel Aureliano, Úrsula Iguarán. Ela é quem batiza os 17 filhos de Aureliano com o nome do pai.

Melquíades
Ele é o responsável por escrever a profecia que prevê o destino da família Buendía, traduzida por Aureliano Babilonia.

Continua após a publicidade

Francisco
Francisco, O Homem, é um personagem musicista e rondado de lendas. Entre elas, a de que teria vencido o Diabo em um duelo de acordeom. Esse personagem inspirou o nome da banda “Francisco, el Hombre”.

Rebeca
Filha adotiva de Úrsula e José Arcadio, Rebeca tinha o hábito de comer terra. Casou-se com o irmão de criação José Arcadio.

Petra
Depois de perder o marido, Petra Cotes se torna amante de Aureliano Segundo. Ele nutria a crença de que Petra era a responsável pela incomum fertilidade dos seus animais.

Continua após a publicidade

Pietro
Seu amor é disputado por Rebeca e Amaranta, mas o final desse personagem é trágico. Assim como Petra, o nome Pietro é uma das variações de Pedro. Significa “pedra”.

Pilar
Essa personagem se divide entre os irmãos José Arcadio e Aureliano Buendía. Com cada um deles, ela tem um filho: Arcadio e Aureliano José.

Gabriel
O nome não é famoso na história em si, mas nesse caso é inevitável. Afinal, Gabriel García Márquez é o responsável pela criação desse universo de repetições e reincidências. Honra é de quem leva adiante o mesmo nome, que significa “homem ou mensageiro de Deus”.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.