Mulheres que tiveram zika devem esperar 2 meses para engravidar, orienta órgão americano

Já os homens precisam aguardar no mínimo seis meses antes de conceber, recomenda o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Desde que o vírus zika foi apontado como o principal responsável pelo surto de microcefalia no Brasil, muitas mulheres adiaram os planos de gravidez por medo de serem infectadas por esse micro-organismo transmitido pelo mosquito da dengue. E essa é, sim, uma atitude prudente. Mas por quanto tempo a gestação deve ser postergada? No último sábado (26), cientistas do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, chegaram a uma resposta para essa pergunta.

Segundo o CDC, em média, o zika permanece no sangue por uma semana. Mas há casos em que esse período pode ser maior. Portanto, o órgão recomenda que as mulheres que tiveram a infecção e apresentaram sintomas aguardem pelo menos oito semanas para conceber. Já os homens devem esperar seis meses após o aparecimento da febre, das manchas no corpo e das dores nas articulações.

Aos casais que visitaram áreas endêmicas e não manifestaram quaisquer sinais da infecção, o mais prudente é adiar a concepção por dois meses, no mínimo. Já aqueles que vivem nessas regiões precisam conversar com um médico para saber por quanto tempo a gestação deve ser adiada. “Decisões sobre o planejamento da gravidez são complexas, e as circunstâncias das mulheres e de seus parceiros para entrar em consenso em relação a isso variam”, diz o CDC.

Quem não quer ter filhos deve buscar informações sobre os melhores métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s