Foto de parto postada em grupo de mães é removida do Facebook

A imagem foi denunciada anonimamente e tirada da rede social por ter sido considerada um conteúdo impróprio. Entenda a polêmica!

Dar à luz é algo natural da vida. Mais que isso, é a forma pela qual ela se propaga – e todo mundo sabe disso. Mas ver a imagem de uma mulher em trabalho de parto parece não ser algo tão bem aceito, ainda mais em uma rede social. E deveria ser? Foi esse o questionamento que a americana Francie (que não quis divulgar seu sobrenome, para preservar a privacidade de sua família) levantou ao publicar uma foto tirada logo após o nascimento de sua filha.

A mãe, que já havia se programado para ter um parto domiciliar, foi surpreendida pela rapidez com que tudo aconteceu e não pôde contar com os profissionais que iriam auxiliá-la. Assim, de joelhos, ela trouxe sua pequena ao mundo com as próprias mãos e sem ajuda. O tempo só foi suficiente para chamar seu marido, que estava na sala conversando com a doula pelo telefone e correu para capturar aquele momento tão emocionante. E, em uma das imagens, ela aparece nua.

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

A polêmica começou quando Francie decidiu postar o clique em um grupo privado do Facebook do qual fazia parte, o NYC Birth, destinado, segundo a descrição, a “grávidas, tentantes, mães que deram à luz em Nova York e pais adotivos”. Segundo ela, a intenção era empoderar outras mulheres a enfrentar algo para o qual elas não se sentiam preparadas. “Se qualquer pessoa puder olhar para aquela imagem e sair pensando ‘eu posso fazer algo que eu acho que eu não consigo’, talvez a definição do que é possível tenha mudado, então valeu a pena”, disse. O problema é que algum membro do grupo se sentiu incomodado e denunciou anonimamente a foto, que acabou sendo removida pelo Facebook.

De acordo com as regras da companhia, a nudez só é permitida em alguns casos específicos, conforme o que consta na política da rede social: “Removemos fotos de pessoas exibindo órgãos genitais ou com foco em nádegas totalmente expostas. Também restringimos algumas imagens de seios que mostram os mamilos, mas sempre permitimos fotos de mulheres ativamente engajadas na importância da amamentação ou mostrando os seios após uma mastectomia. Também permitimos fotos de pinturas, esculturas e outras obras de arte que retratem figuras nuas”.

Para além da questão do que as diretrizes da empresa permitem ou não, fica a pergunta: por que alguém que faz parte de um grupo cujo objetivo é trocar experiências sobre a maternidade se sente ofendido com essa foto a ponto de pedir a sua remoção? Para Francie, o desconforto gerado pela imagem pode ser decorrente de vivências traumáticas pelas quais outras mulheres possam ter passado durante o parto e que, ao se sentirem chateadas, preferem não ver uma cena como essa e acabam denunciando.

Em resposta, o Facebook aceitou a reclamação e removeu a fotografia, considerando que ela vai contra as suas normas de publicação: “Restringimos a exibição de nudez pois alguns públicos da nossa comunidade global podem ser mais sensíveis a esse tipo de conteúdo, principalmente devido à bagagem cultural ou idade. Para tratar as pessoas de forma justa e responder às denúncias rapidamente, é essencial termos políticas que nossas equipes globais possam aplicar de maneira simples e uniforme quando estiverem analisando os conteúdos”, dizem as regras da rede social.

E você? De que forma enxerga essa imagem?

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s