Em pesquisa, mães apontam o amor como o que mais importa no desenvolvimento dos filhos

O levantamento foi feito em sete países, com 3 500 novas e futuras mamães.

Quais características de personalidade você considera fundamentais que o seu pequeno tenha? O que é mais importante para o desenvolvimento do seu filho? Essas foram algumas das perguntas que especialistas da Fisher Price, empresa de brinquedos do grupo Mattel Inc., fizeram a 3 500 gestantes e mulheres que já eram mães, entre os meses de fevereiro e março de 2015. Todas elas tinham de 21 a 40 anos de idade e viviam na China, no Brasil, no México, na França, na Rússia, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

A ideia da pesquisa – intitulada Esperanças e desejos das mães – era avaliar o que as mulheres esperam e como elas lidam com o desenvolvimento de seus filhos na primeira infância. E os resultados foram surpreendentes. Quando perguntadas sobre o que era mais relevante para que os pequenos crescessem física e emocionalmente saudáveis, a maioria das mamães respondeu “o amor”. “Nós, especialistas, falamos muito do papel do afeto no desenvolvimento. E é bacana ver que as mães também sabem disso”, declara a terapeuta infantil Teresa Ruas, consultora da Fisher Price.

A formação do caráter das crianças também é um fator que preocupa as mulheres mundo afora, de acordo com esse estudo. Em um ranking, as cinco características de personalidade que as entrevistadas mais valorizaram foram felicidade, respeito, honestidade, boas maneiras e autoconfiança. Inteligência, criatividade e sucesso ficaram na 5a, na 16a e na 17a posições, respectivamente. Ao descreverem seus filhos, as palavras “feliz”, “sorridente” e “lindo” foram mais usadas do que “brilhante”, “inteligente” e “esperto”.

Aprender brincando

As mães que participaram da pesquisa consideram as brincadeiras o jeito natural de as crianças aprenderem. Quando questionadas sobre quais atividades elas fazem diariamente com os seus filhotes, 89% disseram conversar com o pequeno; 76% deixam o filho brincar com brinquedos; 75% sentam no chão e se divertem com o bebê; 53% costumam cantar ou dançar; 42% leem para os pequeninos; e 40% fazem caminhadas com os baixinhos. Pelo visto, elas estão no caminho certo! “Falar com o bebê, interagir com ele e olhar no seu olho são atitudes fundamentais para transformá-lo em um ser pessoal, acessivo e cultural”, destaca Teresa Ruas, que é especialista em desenvolvimento infantil.

No Brasil

Por aqui, as palavras “inteligente”, “lindo” e “esperto” foram as preferidas das mães para descrever seus filhos. Amor, educação, brincadeira e exemplos a serem seguidos foram citados como os elementos principais para o desenvolvimento de uma criança. Já as características de personalidade que as brasileiras valorizam são honestidade, respeito, boas maneiras, felicidade e higiene pessoal. A consciência ambiental também é algo que as mamães do nosso país classificam como importante – algo que nenhuma outra nação colocou como prioritário.

Bom senso

Um dado que chama a atenção é que 57% das brasileiras concordam completamente que “ser mãe tem tudo a ver com bom senso”. Esse número foi maior do que em todos os outros países pesquisados. “Acho que os pais de hoje buscam o equilíbrio: procurar especialistas, pediatras e educadores, mas também ouvir o coração e se basear no conhecimento sobre os próprios filhos”, afirma Teresa Ruas.

Pais e educação

Boa parte das entrevistadas acredita que os pais têm um papel fundamental no preparo das crianças para a escola – no Brasil, 81% das participantes concordam com essa ideia. Além disso, 68% das mulheres por aqui creem que seus filhos podem aprender mais interagindo com elas e 61% estão confiantes de que são o melhor modelo para os seus pequenos. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s