A ciência comprova: a gravidez exige muito mais energia do que se imaginava

Dicas para ter mais energia e se sentir menos cansada durante a gestação

Por Redação Pais e Filhos
1 Maio 2025, 12h00
Mulher grávida dormindo na cama no escuro. Ela está deitada com um braço embaixo do travesseiro e outra na barriga. Está de top e shorts pretos.
 (becon/Getty Images)
Continua após publicidade

A gravidez é uma jornada incrível, mas também exige grande esforço físico. Para muitas mulheres, esse esforço é evidente no cansaço constante e nas mudanças no corpo. Recentemente, a ciência confirmou o que muitas já sabiam: a gestação exige muito mais energia do que se imaginava. Um estudo publicado na revista Science revelou que o gasto energético durante a gravidez é significativamente maior do que o previsto anteriormente. Vamos entender os detalhes dessa descoberta e o impacto que ela tem no corpo da gestante.

Quanto de energia a gravidez realmente consome?

O estudo indicou que uma gravidez de nove meses exige cerca de 50.000 calorias extras. Para visualizar essa quantidade, imagine consumir 18 potes de manteiga de amendoim de 450g cada. Esse aumento no gasto calórico ocorre por diversas razões, incluindo o trabalho constante do útero e o impacto no corpo da mulher como um todo.

A pesquisa, que analisou dados de saúde reprodutiva de diversas espécies, concluiu que a taxa metabólica necessária para gerar um bebê é cerca de 10 vezes maior do que se pensava anteriormente. Antes, apenas o gasto de energia do útero era considerado, mas o estudo mostrou que o custo energético afeta o corpo da gestante como um todo, e não apenas o órgão reprodutor.

Como a gravidez afeta o gasto de energia?

De acordo com o estudo, os mamíferos gastam uma enorme quantidade de energia na gestação. O gasto é proporcional ao tamanho do animal, ou seja, quanto maior o organismo, maior a quantidade de energia necessária para a gestação. Nos mamíferos com placenta, como os humanos, o custo energético é ainda mais elevado, representando 96% do total gasto. Curiosamente, apenas 10% dessa energia vai diretamente para o desenvolvimento do bebê; o restante é dissipado como calor metabólico.

Esse alto gasto energético durante a gravidez pode explicar a intensa necessidade de cuidados com os filhotes após o parto, algo típico dos mamíferos.

Continua após a publicidade

Quantas calorias a mais são necessárias na gravidez?

Embora o popular ditado “comendo por dois” sugira que as gestantes devem dobrar a quantidade de comida, a realidade é um pouco diferente. O estudo aponta que uma mulher grávida gasta, em média, 183 calorias a mais por dia, comparado a uma mulher não grávida.

Aqui está um guia básico de calorias extras para cada trimestre:

  • 1º trimestre: cerca de 1.800 calorias por dia
  • 2º trimestre: acréscimo de 340 calorias por dia
  • 3º trimestre: acréscimo de 450 calorias por dia
Continua após a publicidade

Após o parto, a amamentação também exige um gasto energético considerável. Produzir leite consome mais calorias do que a energia presente no próprio leite, portanto, é recomendado que as mães que amamentam consumam entre 450 a 500 calorias extras por dia.

Como manter uma gravidez saudável?

Agora que sabemos o quanto a gravidez exige do corpo, fica claro que manter uma alimentação equilibrada é fundamental. Aqui estão algumas dicas para garantir energia e bem-estar durante a gestação:

  • Coma bem: invista em alimentos naturais e variados, como frutas, verduras, carnes magras e grãos integrais.
  • Hidrate-se: a água é essencial para o bom funcionamento do corpo durante a gravidez.
  • Suplementos são aliados: consulte um profissional sobre a necessidade de vitaminas e minerais.
  • Exercite-se: atividades leves como caminhada e ioga ajudam a manter o metabolismo ativo e aliviam desconfortos comuns.
  • Durma bem: o sono de qualidade é fundamental para a saúde da gestante e do bebê.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.