10 coisas que não devem ser ditas para uma mulher que está tentando engravidar

“Você é estéril?”, “você viu que a fulana engravidou?”, “você não entende isso porque não é mãe”, “o problema é com o seu marido?”. Confira os palpites que mais incomodam as mulheres que estão em busca de realizar o sonho da maternidade.

Considera-se natural que casais que estão em idade fértil e aparentemente não têm problemas de saúde engravidem em até um ano. Depois desse prazo, se eles não obtiverem o resultado esperado, a recomendação é que procurem médicos para investigar possíveis causas de infertilidade. A boa notícia é que atualmente existem tratamentos para muitas doenças e métodos com grandes chances de sucesso, como a inseminação artificial e a fertilização in vitro.

No processo das tentativas, o casal precisa lidar com o lado emocional: o peso das cobranças internas e, também, externas. Nesse momento, muitas pessoas fazem comentários desnecesários, que em nada ajudam aqueles que tanto desejam realizar o sonho de ter um filho nos braços – muito pelo contrário! Perguntamos para as mulheres que estão nesse processo para se tornarem mães quais são as frases que mais incomodam. Confira quais são as principais!

1. Você é estéril?

Jupiterimages/Thinkstock/Getty Images Jupiterimages/Thinkstock/Getty Images

Jupiterimages/Thinkstock/Getty Images (/)

As mulheres que estão tentando engravidar afirmam que essa é uma das piores coisas que elas podem ouvir! É claro que, muitas vezes, a infertilidade está relacionada com alguma doença – como trombofilia, endometriose, Síndrome dos Ovários Policísticos, obstrução tubária, problemas nos ovários… Mesmo assim, é muito invasivo questionar se a pessoa é estéril. A regra é clara: se ela não deu abertura para que vocês conversem sobre isso, evite falar do assunto.

2. Você precisa ficar menos ansiosa. Quando relaxar, você vai engravidar!

Karelnoppe/Thinkstock/Getty Images Karelnoppe/Thinkstock/Getty Images

Karelnoppe/Thinkstock/Getty Images (/)

Embora o lado emocional influencie no momento de gerar uma criança, muitas mulheres não gostam de escutar essa frase. Afinal, falar é muito fácil! Difícil é a pessoa se colocar no lugar do outro e entender pelo que o casal está passando. Ao invés de dar palpites, que tal oferecer ajuda, propondo atividades que vão entreter e deixar a futura mamãe mais tranquila? Pode ser uma sessão de cinema, uma conversa num jantar… Às vezes é melhor agir do que dar pitacos.

3. O que está atrapalhando é a sua idade ou o seu peso!

Jonny Mccullagh/Thinkstock/Getty Images Jonny Mccullagh/Thinkstock/Getty Images

Jonny Mccullagh/Thinkstock/Getty Images (/)

O sobrepeso e a idade de fato interferem na fertilidade, mas nenhuma mulher que está lutando para alcançar o sonho da maternidade gosta de ouvir esse tipo de comentário. Até porque outros fatores também podem estar atrapalhando a concepção. Com certeza, ela já está se consultando com o médico, que a alertou sobre os possíveis riscos e questões envolvidas. Portanto, meça as suas palavras!

4. Você e seu marido não querem ter filhos?

Fuse/Thinkstock/Getty Images Fuse/Thinkstock/Getty Images

Fuse/Thinkstock/Getty Images (/)

Muitos casais se sentem desrespeitados ao ouvir essa pergunta. Nem sempre as pessoas sabem o que eles enfrentam para questioná-los dessa forma. Então, se você percebeu que eles não estão falando sobre a questão, não aborde o assunto e evite criar um clima tenso na hora da conversa.

5. Você não entende porque não é mãe!

Monkeybusinessimages/Thinkstock/Getty Images Monkeybusinessimages/Thinkstock/Getty Images

Monkeybusinessimages/Thinkstock/Getty Images (/)

Esse é um dos comentários que mais magoam as mulheres que estão tentando engravidar. Então, não diga isso para uma pessoa que está nessa situação! O fato de ela ainda não ser mãe não significa que ela não entenda os sentimentos e os conflitos que surgem com a maternidade. Na verdade, tudo o que uma tentante mais deseja é enfrentar noites mal dormidas com o bebê e enfrentar tantos outros problemas que chegam junto com os filhos.

6. Você viu que a fulana engravidou e você não?

Central IT Alliance/Thinkstock/Getty Images Central IT Alliance/Thinkstock/Getty Images

Central IT Alliance/Thinkstock/Getty Images (/)

Comparações não são nada legais. Lembre-se de que o lado psicológico afeta a fertilidade e que a mulher pode ficar mais chateada com as tentativas malsucedidas, além de se sentir ainda mais cobrada depois de ouvir esse comentário. Não diga coisas que podem prejudicar a autoestima e a segurança dela.

7. Nossa, você está casada há tanto tempo e nada de ter filhos…

Tomwang112/Thinkstock/Getty Images Tomwang112/Thinkstock/Getty Images

Tomwang112/Thinkstock/Getty Images (/)

E qual é o problema disso? Por diversas razões, muitos casais esperam o momento que consideram adequado para começarem as tentativas, alguns não querem ter filhos e outros têm esse desejo mais forte do que tudo. Ou seja, as pessoas são diferentes e se realizam de maneiras distintas. Só cabe aos outros respeitar as escolhas alheias.

8. O problema é com o seu marido? Fale para ele tomar gemada!

AntonioGuillem/Thinkstock/Getty Images AntonioGuillem/Thinkstock/Getty Images

AntonioGuillem/Thinkstock/Getty Images (/)

Assim como não é bom questionar se a mulher tem alguma doença que a impossibilite de ter filhos, também não é pertinente perguntar sobre a saúde do homem. E nada de criticar ou dar dicas caseiras porque a melhor pessoa para orientar o casal é o médico, que sabe de todo o histórico deles e oferecerá todos os tratamentos possíveis para eles.

9. Já passou da hora de vocês terem filhos!

Jeremy Maude/Thinkstock/Getty Images Jeremy Maude/Thinkstock/Getty Images

Jeremy Maude/Thinkstock/Getty Images (/)

E quem disse que existe uma idade certa para ser mãe? Cada vez mais, as mulheres estão vivenciando a experiência da maternidade mais tarde, pois estão focadas na carreira e em outros aspectos da realização pessoal. Nem sempre o que é melhor para você serve para a outra pessoa. Além disso, muitas vezes, os casais tentam por vários anos até finalmente conseguirem um resultado positivo. Imagina como seria ouvir algo assim quando você está nessa batalha por tanto tempo?

10. Acho que você não vai conseguir engravidar…

Kiatipol/Thinkstock/Getty Images Kiatipol/Thinkstock/Getty Images

Kiatipol/Thinkstock/Getty Images (/)

Antes de dizer essa frase, pergunte-se qual é o objetivo de desestimular uma pessoa que está se esforçando de todas as formas para ter o seu filho nos braços. Será que essa realmente é uma maneira de ajudar? Faça essa reflexão antes de falar qualquer coisa que possa deixar o casal ainda mais angustiado com a espera da gravidez.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s