Continua após publicidade

Praia e piscina: qual a fralda mais apropriada para esses lugares?

Saiba por que é importante incluir na bolsa do final de semana (ou das férias) fraldas próprias para serem usadas dentro da água.

Por Redação Bebê.com.br
Atualizado em 22 out 2016, 21h15 - Publicado em 21 Maio 2015, 12h37

 

1. Por que a criança sempre deve usar fralda na praia e na piscina?
Por uma questão de higiene. Urina e fezes contaminam a água. A fralda retém tanto o xixi quanto o cocô e impede que eles se dissipem. Isso contribui para manter o ambiente limpo e saudável. Afinal, piscina e praia são locais compartilhados por várias pessoas.
 
2. Até que idade a criança deve usá-las nessa situação?
Não existe uma idade pré-estabelecida. Nessa hora, o bom-senso deve prevalecer. Crianças que ainda não tiraram a fralda devem usar os modelos próprios para água quando forem nadar em piscinas ou praias. O objetivo aqui, além de zelar pela higiene, é evitar acidentes constrangedores.
 
3. Por que o ideal é usar fraldas apropriadas?
Porque elas não encharcam. Fraldas normais logo se enchem de água e perdem sua capacidade de absorver o xixi. Além disso, ao ficarem volumosas e pesadas, impedem que o bebê se movimente com liberdade.
 
4. Por que a fralda de natação não “incha” e, ao mesmo tempo, “não vaza”?
Porque foi projetada exatamente para isso. A camada externa impermeável e as bordas elásticas justas bloqueiam a passagem da água de fora para dentro e evitam que a fralda encharque. Assim, a camada absorvente da parte interna da fralda consegue reter o cocô e o xixi com eficácia.
 
5. Como trocar a fralda nesses locais?
Na piscina de clubes ou academias, o ideal é trocar a fralda no vestiário. Se o local tiver um fraldário, melhor ainda. No caso de piscinas domésticas, procure um banheiro ou um cômodo apropriado para isso. Na praia, a infraestrutura costuma ser mais precária. Por isso o bem-estar do pequeno é mais importante do que a etiqueta. Em vez de panos umedecidos, prefira algodão encharcado em água doce e limpa. A troca deve ser feita preferencialmente no carrinho do bebê ou no carro, sempre sobre uma toalha limpa e sem areia. Se a casa de praia for próxima da areia, também pode ser uma boa alternativa.
 
6. O que fazer com a areia para não machucar?
Esse é um cuidado muito importante na praia. Além de machucar, a areia é foco de agentes que podem causar infecções nas partes íntimas do bebê, principalmente nas meninas. Por isso, recomenda-se manter a criança sempre com fralda e shorts na areia. Na hora da troca, faça a limpeza com água doce e algodão, suavemente. Se a quantidade de areia no corpo do bebê for muito grande, é importante lavá-la com água doce. Evite usar lenços umedecidos ou fraldas de algodão para fazer a limpeza, nessas ocasiões. Esses itens friccionam a pele e podem machucá-la com a presença de pedrinhas de areia.
 
7. O que fazer quando a areia irritou?
O melhor é dar um banho morno no bebê com maisena diluída na água. Na hora de secar, apenas encoste a toalha na pele dele, sem esfregar. Se for possível deixe a criança o máximo de tempo possível sem fralda, para arejar o local. Pomadas cicatrizantes podem ajudar, mas não na hora, espere a segunda troca depois do banho com maisena.
 
8. Quanto tempo o bebê deve ficar com essas fraldas próprias para piscina?
O tempo que a criança permanecer na água. Em geral, os bebês não ficam muito mais do que 30 a 40 minutos na piscina. Nem é recomendável, pelo desgaste físico. Seja como for, as fraldas aquáticas retêm quantidades menores de xixi do que as fraldas tradicionais. Por isso, se a criança estiver há mais de uma hora e meia na água, talvez seja melhor trocá-la.
 
9. Posso passar pomada de prevenção de assaduras junto com essas fraldas?
Pode, mas não é necessário, a não ser que a criança já esteja assada. Para evitar assaduras, o mais importante é não deixar a criança molhada depois que sai da água.
 
10. Ao molhar a fralda meu bebê pode ter algum tipo de assadura?
Só se a criança permanecer com a fralda depois de sair da água. A umidade favorece a assadura. Na praia, a situação é ainda mais delicada. O sal da água do mar e a areia são os principais vilões quando o assunto é assadura. Por isso, ao tirar o bebê do mar, dê um bom banho de água doce para tirar o sal e a areia. Depois, seque-o bem, sem esfregar a toalha, só dando toques suaves na pele.
 
11. Posso reaproveitar essas fraldas próprias para piscina?
Não, elas não são reutilizáveis. Perdem sua capacidade de absorção depois de usadas.
 
12. Posso colocar a sunga ou o biquíni por cima da fralda?
Pode, mas não há necessidade. As fraldas aquáticas substituem a sunga, inclusive na estampa.
 
13. É importante usar fraldas apropriadas para praia e piscina mesmo que meu filho não vá entrar na água?
Depende. Se ele for ficar longe da água, não há necessidade. Agora, se for sentar na borda da piscina ou ficar próximo da água, aí vale a pena colocar uma dessas fraldas.