Continua após publicidade

“Nós não somos invencíveis”, escreve mãe em carta

A filha mais nova da australiana Mel Watts tem 9 meses de vida. Um desabafo da mãe nas redes sociais sobre os desafios da maternidade tem inspirado mamães!

Por Luiza Monteiro
Atualizado em 13 jul 2017, 15h59 - Publicado em 13 jul 2016, 16h18

É obrigação que não acaba mais: cuidar do bebê, da casa, retomar a rotina do trabalho, dar atenção para o resto da família… Vida de mãe não é fácil mesmo! Todas essas urgências acabam frustrando muitas mulheres, que se sentem incapazes diante de tantas tarefas. Se você faz parte desse time, fique calma: você não está sozinha.

Essa é a mensagem que a australiana Mel Watts, dona do blog The Modern Mumma, quis passar em um texto publicado em suas redes sociais no último dia 5 de julho. Mãe da pequena Indie, de 9 meses, e de outras duas crianças, a blogueira fez um desabafo sobre a (estressante) vida de uma mulher nos primeiros nove meses de vida de um bebê. Tantas pessoas se identificaram com o relato que a publicação conta com 46 mil curtidas, 12,5 mil compartilhamentos e 2,5 mil comentários!

Em entrevista ao The Huffington Post, a australiana revelou que sua intenção ao escrever o texto era mostrar a outros pais que é normal não ter controle de tudo. E é mesmo! Leia a tradução do depoimento a seguir:

“9 meses fora do útero.

Eu nunca dormi tão pouco como nos últimos nove meses. Também não tive crise pior de ansiedade do que nesses últimos nove meses. Ter um bebê é exaustivo e a vida simplesmente não para. As contas ainda precisam ser pagas, as comidas ainda precisam ser compradas e a pressão que você coloca em si mesma faz com que você se sinta muito sobrecarregada.

Continua após a publicidade

A gente espera saber o que está fazendo o tempo todo. Não importa se é o primeiro ou terceiro filho, você está aprendendo diariamente. Os primeiros nove meses de vida do seu bebê são cheios de dúvidas, sorrisos, choros e balanços. A pressão que colocamos em nós mesmas não é justa.

Não somos invencíveis.

Somos humanos e somos mulheres.

Tudo bem ter dias em que você não se sente bem o bastante. Tudo bem sentir que você não faz ideia de que dia é. Está tudo bem para você. Está tudo bem para nós. Algumas mulheres parecem dar conta de tudo. É o que a gente acha. Outras não dão conta de tudo. Eu não dou. Eu não tive motivação sequer para me vestir nesses nove meses, imagine para recuperar o meu corpo de antes da gravidez. E está tudo bem. Se você tem a motivação, bom pra você! Faça tudo no seu tempo, não se apresse porque você acha que é o que a sociedade espera de você.

Continua após a publicidade

A vida muda a gente diariamente.

Nós recebemos obstáculos todos os dias. Tem sempre o amanhã!

Então, viva os nove meses de cocô, vômitos e sono ruim. Nós (eu) sobrevivemos e vencemos.”

Publicidade