“Mesmo escondida, Momo seria identificada pelos filtros”, diz porta-voz do YouTube

Aproveite a polêmica da Momo para conhecer em detalhes o YouTube Kids. Saiba como os vídeos são selecionados e a melhor maneira de usar a plataforma.

A suposta aparição da Momo no meio de vídeos inocentes do YouTube Kids provocou debates acalorados pelo país e uma onda de protestos dos pais contra a plataforma, que nega ter recebido denúncias ou identificado vídeos do tipo.

O YouTube Kids é um aplicativo separado do YouTube, com vídeos direcionados ao público infantil como desenhos, clipes musicais, programas educativos, youtubers mirins e conteúdos sobre games. Para entender como a segurança dele é feita e se é possível burlá-la, conversamos com Clarissa Orberg, gerente de parcerias de conteúdo do YouTube Kids e YouTube Edu.

Confira abaixo!

Clarissa Orberg, gerente de parcerias de conteúdo do YouTube Kids.

Clarissa Orberg, gerente de parcerias de conteúdo do YouTube Kids. (Divulgação/YouTube)

Depois da viralização do alerta, algum vídeo com a Momo foi encontrado no YouTube Kids?

Como o caso já tinha passado pelos Estados Unidos e América Latina, estávamos monitorando de perto seu desenrolar antes dele chegar ao Brasil, na semana passada. E não encontramos ou recebemos nenhum dos vídeos que circula no Whatsapp e em outras redes sociais no YouTube Kids.

Como é feita a triagem dos vídeos do YouTube Kids?

O primeiro filtro é respeitar as regras da comunidade, que estão disponíveis online e já proíbem, entre outros pontos, conteúdos que façam incitação ao suicídio e violência. Quando o upload é feito, há mais dois filtros. Usamos algoritmos para identificar os conteúdos que são de fato classificáveis como entretenimento infantil. Depois, há uma etapa de revisão humana, feita por uma equipe internacional que conta com falantes de português. A maior parte dos vídeos do YouTube tradicional é barrada.

É possível burlar esse sistema inserindo algo em outro vídeo?

Para isso, seria preciso baixar o vídeo existente e fazer o upload de um novo. Mas, mesmo no meio de outro vídeo, um conteúdo como a Momo pode ser identificado com a nossa tecnologia, assim como identificamos segundos de uma música ou trechos não originais de um desenho para verificar violações de direito autoral.

Que tipo de conteúdo poderia burlar a segurança da plataforma?

Alguns vídeos que não agradam todas as famílias podem ser encontrados ali, como os unboxing (vídeos de youtubers com a abertura de novos brinquedos, roupas e etc), cenas com brigas ou armas de brinquedo. Se os pais não aprovarem o conteúdo por uma questão de preferência, é possível bloqueá-lo para que a criança não assista mais. Se o conteúdo for considerado inapropriado para todas as crianças (como um personagem infantil inserido em outro contexto, por exemplo), é possível denunciá-lo. Analisamos essas denúncias 24 horas, sete dias por semana.

Como os pais podem garantir a segurança do filho no YouTube Kids?

Os pais precisam estar 100% conscientes do que os filhos estão acessando e como usam o aplicativo. Neste sentido, não tem jeito: é necessário aprender a lidar com a tecnologia, mesmo que haja dificuldade. Há regras específicas de uso, termos e condições e informações disponíveis na internet, mas entender essa dinâmica pode ser difícil para quem não está familiarizado com a internet. Os pais precisam circular nos ambientes digitais para ter certeza de que a família está segura.

O que ocorre, por exemplo, é a exibição de conteúdos inapropriados para crianças no YouTube normal, que é uma plataforma que só deve ser usada a partir dos 13 anos. É fácil para a criança migrar para o YouTube Kids. Tanto porque frequentemente os aplicativos estão instalados no mesmo celular quanto pela confusão entre as duas plataformas.

O YouTube Kids é um aplicativo separado para smartphones e tablets, que não pode ser acessado pelo navegador. Além dos filtros do próprio site, a versão permite que os pais selecionem vídeos específicos para os filhos assistirem, desativem o campo de busca e protegerem as configurações com senha. A empresa tem um tutorial para essas ferramentas de proteção (clique para acessar).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s