Menino musculoso de apenas 3 anos levanta discussão sobre excesso de atividades físicas na infância

Conheça a história do pequeno Dash Meagher e confira orientações de um especialista sobre a prática de exercícios por crianças.

O tipo físico de um menininho australiano está impressionando as pessoas nas redes sociais. Dash Meagher tem apenas três anos de idade, mas já exibe músculos bem definidos. A mãe do pequeno, Ursula Meagher, declarou ao jornal Daily Mail Australia que ele sempre gostou de fazer exercícios ao ar livre, como caminhar, correr, pular e brincar com trapézios. Segundo ela, essas atividades são responsáveis pela boa forma do garoto.

Em entrevista à publicação, Ursula contou que começou a notar o abdômen do filho durante uma troca de fraldas, há seis meses. Na hora da descoberta, ela tirou uma foto e mandou para o pai do menino, perguntando se ele estava enxergando o mesmo que ela. “Dash é muito novo para entender, mas ele é bem musculoso e adora praticar exercícios”, garantiu a mamãe.

Ursula também afirmou que, apesar de serem saudáveis, ela e o pai de Dash não são viciados em atividades físicas – ao contrário do filho. “Ele está lá fora todos os dias, faça chuva ou sol. Eu tinha o costume de correr com Dash no carrinho quando ele era bebê. Assim que ele completou dois anos, eu o levei para dar uma caminhada e ele acabou correndo quatro quilômetros!”, revelou.

Pular é o exercício favorito do pequeno. Por isso, sempre que possível, os pais o levam a um centro de trampolim. Em seu segundo aniversário, Dash foi presenteado com um circuito com trapézios e lugares para se pendurar e balançar. Enquanto isso, no perfil do Instagram, Ursula compartilha fotos que mostram a rotina do filho. Ela contou que gostaria muito de vê-lo se tornar um atleta e até mesmo membro do time de ginástica olímpica do país, mas disse também que a coisa mais importante é vê-lo saudável: “Eu tento manter uma alimentação equilibrada, mas ele está sempre com a cabeça na geladeira e adora sorvete”.

A notícia do garotinho musculoso ganhou grande repercussão e levantou uma reflexão importante sobre a prática de atividades físicas pelo público infantil. Afinal, até que ponto elas são saudáveis? “Os exercícios são recomendados na infância porque além do benefício físico, também acrescentam na parte comportamental: trazendo regras, compromissos, valores, perdas e ganhos”, explica Flavia de Oliveira, pediatra da clínica MedPrimus, de São Paulo. O problema é quando eles são feitos em excesso e sobrecarregam o organismo dos pequenos. Por isso é essencial que a modalidade respeite a faixa etária das crianças. De acordo com a médica, os bebês estão liberados para as aulas de natação, por exemplo, a partir dos seis meses. “Atividades que envolvem musculação e muito contato físico não são aconselhadas. Já esportes como judô, balé e futebol podem ser iniciados a partir dos quatro anos. O importante é ficar atento e perceber se o seu filho está feliz com a escolha”, recomenda.

Sobre exercícios que possam deixar o corpo definido ainda na infância, como no caso de Dash, Flavia é categórica: “Provavelmente, uma criança musculosa está sendo submetida a atividades intensas e constantes. Muitas vezes, o uso de suplementos também está envolvido e isso é extremamente perigoso”, ressalta. Essa atitude inadequada pode trazer prejuízos aos pequenos. “Não considero saudável submeter uma criança de três anos a esse tipo de exposição. Além da parte física envolvida, o emocional fica abalado, pois se cria desde cedo o culto ao corpo que não é saudável. Esse comportamento pode ter impacto no futuro e os pais serão responsáveis por isso”, opina a pediatra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s