Menina que está ficando cega faz lista de desejos visuais com a ajuda da mãe

Catrina Frost espera que a filha visite a maior quantidade de lugares que ela conseguir antes que a pequena de 6 anos perca totalmente a visão.

Nada mais gratificante para uma mãe do que contribuir para que o filho tenha uma vida cheia de momentos felizes. Moradora de Phoenix, nos Estados Unidos, Catrina Frost está desempenhando esse papel de uma forma emocionante com sua filha, Cailee Frost, de 6 anos. Quando tinha apenas 2 aninhos de vida, ela foi diagnosticada com uma doença ocular genética rara, chamada vitreorretinopatia exsudativa familiar (FEVR), que provoca uma perda gradativa da visão.

Como os médicos não foram capazes de precisar quando a menina deixará de enxergar, Catrina resolveu criar uma “lista de últimos desejos visuais”, para proporcionar o máximo de experiências memoráveis para a filhota antes que ela fique cega. “Nós estamos nessa montanha-russa há um bom tempo. Pode ser agora, daqui a 5 ou 10 anos ou pode não ser nunca”, explicou a mamãe ao site americano BuzzFeed.

Cailee já passou por cinco cirurgias, iniciou uma intervenção precoce aos 3 anos de idade para aprender a usar uma bengala e desde os 4 recebe ensinamentos de braile. E foi na volta de uma consulta médica que surgiu a ideia de fazer um checklist de passeios, quando mãe e filha decidiram parar numa duna de areia. “Ela simplesmente correu para cima e para baixo. Ela estava toda suja, rolando e fazendo anjos de areia. E eu percebi que são nestes momentos que ela consegue sentir texturas diferentes e construir novas experiências. Foi aí que eu pensei em criar uma lista: de lugares que precisamos conhecer e de objetos que ela precisa tocar, ver e experimentar”, contou a americana.

Desde então, Catrina e Cailee começaram uma verdadeira aventura lado a lado! E os primeiros lugares que elas visitaram foram a praia e o parque temático SeaWorld, na Flórida. “Ela nunca tinha visto a praia, ela estava em êxtase total e mal podia acreditar no quão grande ela é!”, comentou a mamãe sobre a reação da pequena ao colocar os pés no mar.

A lista da garotinha ainda inclui ver a neve, andar a cavalo, acampar, ter aulas de arte e de culinária, acompanhar um desfile da Semana de Moda de Nova York, visitar a fábrica de chocolates Hershey… O problema é que realizar todos esses desejos não é para qualquer bolso! Para conseguir arcar com as despesas, Catrina lançou, em julho, uma campanha online de financiamento coletivo. E quase imediatamente recebeu uma grande surpresa: membros da Disney entraram em contato com a mamãe para perguntar se eles poderiam ajudá-la com uma viagem para o parque que é sonho de qualquer criança. “É claro que eu disse sim, me senti honrada. Eles programaram encontros com todas as princesas. Foi incrível! Nunca vi a Cailee tão feliz”, desabafou.

Até agora, foi arrecadado metade do valor solicitado pela americana que, além de oferecer lindos momentos para sua filha, quer também conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre questões ligadas à deficiência visual. E ela não está sozinha nessa missão: a pequena guerreirinha está se envolvendo cada vez mais no projeto da mãe! “Cailee é uma menina alegre, que está sempre cantando e é uma líder de torcida nata. Ela mantém a família na direção certa. Seu nome do meio é ‘Joy’ (‘alegria’, em português) e ela o incorpora todos os dias. Ela é empoderada, ela é independente, ela é bem-sucedida. Tem sido uma jornada que nos levou a um lugar que eu nem sequer poderia imaginar”, finalizou Catrina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s