Mãe lança incrível boneca que promove a beleza negra

A congolesa Mushiya Tshikuka conta que só conseguia encontrar bonecas negras com cabelos alisados e esbranquiçados - ou simplesmente carecas.

Encontrar bonecas negras nas lojas não é tarefa das mais fáceis e, aqui no Brasil, já existe até uma plataforma colaborativa para mapear os lugares onde é possível comprá-las. Nos Estados Unidos, a busca por modelos que proporcionem maior representatividade também anda difícil, prova disso é que a mamãe Mushiya Tshikuka resolveu entrar no ramo dos brinquedos para produzir a boneca que realmente gostaria de dar a suas filhas.

Mushiya é uma famosa cabeleireira congolesa, que hoje mora em Atlanta e dá muito valor à identidade do cabelo afro. “Eu me lembro de ir a lojas, MUITAS lojas, inclusive, à procura de uma boneca negra, pois o Natal estava chegando. […] Cada boneca preta que eu via tinha fios lisos, cachos longos sintéticos e esbranquiçados ou eram simplesmente CARECAS”, disse ela no Instagram. E foi essa experiência desagradável que inspirou a criação da chamada My Natural Doll (Minha Boneca Natural), que recebeu o nome de Keleshe.

Como não podia deixar de ser, Mushiya tomou um cuidado extra na escolha do cabelo sintético da boneca, por isso ele foi desenvolvido pela marca de perucas e apliques Runway Curls, especializada em cabelo negro. E realmente o resultado ficou muito lindo! Além disso, a cabeleira da Keleshe pode ser escovada, trançada, enrolada e até lavada – ou simplesmente ficar ao natural, é claro.

boneca-negra

 (/)

Para ela, essa boneca não é simplesmente um brinquedo, mas também uma ferramenta para a construção da autoconfiança das meninas negras. “Recusei que minhas lindas menininhas negras tivessem bonecas brancas, porque eu não estava a fim de confundir a confiança delas. Eu tive que trabalhar tanto nisso”, desabafa a mamãe, que complementa: “[Com uma boneca assim] você não está apenas adquirindo um brinquedo. Você está investindo na autoestima e no amor próprio da criança”.

Por enquanto, as vendas só estão sendo feitas online e a boneca custa 145 dólares. Apesar de cara, a boa notícia é que dá para comprá-la mesmo morando fora dos Estados Unidos. Para que a entrega seja feita em São Paulo, por exemplo, é cobrada uma taxa de 32 dólares.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s