Leia este manifesto poderoso sobre família antes do ano acabar

A pesquisadora Brené Brown compartilhou um texto inspirador que escreveu pensando em sua família e em como deveriam viver em sua casa. Leia e compartilhe.

Viver na correria é rotina na maioria das casas. Já é lugar comum dizer – e viver – sem tempo. E a gente se cobra de não estar tão presente quanto gostaria com os filhos, de ter que dar conta de tudo, de estar sempre cansada. Se você também não teve um ano fácil, pare um minutinho – sim, sabemos que é difícil – pra ler o manifesto que Brené Brown elaborou sobre vida em família.

Em primeiro lugar, se você nunca ouviu falar de Brené, está na hora de conhecer. Pesquisadora norte-americana, ela é formada em serviço social e dedicou sua carreira a estudar o comportamento humano. Em abril deste ano, ela virou um hit da Netflix ao protagonizar “The Call to Courage” (em tradução livre, “O chamado à coragem”), um especial no modelo TED Talks sobre o poder da vulnerabilidade, gravado em 2010 (assista o painel original no final da matéria ou na íntegra na Netflix).

Num misto de palestra motivacional com stand-up comedy, ela aborda como se mostrar mais vulnerável é fundamental para viver melhor e criar conexões mais profundas. Seu talk foi visto mais de 45 milhões de vezes e seu mais recente livro, “A coragem para liderar(2018) já é um best-seller.

Tamanha repercussão a levou ao radar de Oprah, anos atrás, que gosta tanto de Brené que a convidou para fazer parte de seu mais recente livro, “The Path Made Clear”, lançado em abril. E é nele que a pesquisadora, mãe de dois filhos, compartilhou um manifesto muito poderoso que escreveu pensando em sua família e em como deveriam viver em sua casa. Vale imprimir e colar na porta da geladeira!

Leia alguns trechos importantes:

“Acima de tudo, eu quero que você saiba que você é amado e amável. Você vai aprender isso através das minhas palavras e das minhas ações. As lições sobre amor estarão em como eu vou te tratar e como eu lido comigo mesma.

Eu quero que você engaje com o mundo vindo de um lugar com valores. Você vai aprender que é digno de amor, de pertencimento e alegria toda vez que você me ver praticando autocompaixão e abraçando minhas próprias imperfeições. 

Nós vamos praticar coragem na nossa família nos posicionando, nos deixando ser vistos e honrando nossa vulnerabilidade. Nós vamos compartilhar nossas histórias de luta e de força. Sempre haverá um quarto em nossa casa para os dois. Nós vamos ensinar compaixão praticando-a em nós mesmos primeiro, e depois uns com os outros. 

Eu quero que você entenda o conceito de alegria para que juntos nós possamos praticar a gratidão. Eu quero que você sinta felicidade, assim, juntos, vamos aprender a ser vulneráveis. Juntos, nós vamos chorar e enfrentar o medo e o luto. Eu desejaria levar embora a sua dor, mas ao invés disso, eu vou sentar com você e te ensinar como passar por isso. 

Nós vamos rir e cantar e criar. 

Nós sempre vamos nos permitir ser quem somos uns com os outros, não importa o que aconteça. 

Você sempre vai pertencer a este lugar. Por trás de toda a sua jornada sincera, o maior presente que eu posso te dar é viver e amar com todo meu coração, e desejar que você se desafie e ouse muito. 

Eu não vou te ensinar ou amar ou mostrar nada perfeitamente, mas eu vou deixar você me ver e eu sempre vou manter sagrado este presente que é poder ver quem você é, verdadeiramente, profundamente enxergar você. “

Caiu uma lágrima aí? “Eu simplesmente desejo que todo mundo possa viver sob estas palavras. É o modo como você pode mudar o mundo”, Oprah comentou no livro sobre o manifesto de Brené.

Ah! E se você ainda não assistiu o famoso talk dela no TEDxHouston, confira. Vale a pena:

 Já conhece nosso podcast? Dá o play! 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.