6 dicas para as férias compartilhadas serem boas para mãe, pai e crianças

Respeitar o tempo de cada adulto com os pequenos faz bem para todos.

Para ex-casais que praticam a guarda compartilhada dos filhos, férias são oportunidades para cada um dos adultos passar períodos mais prolongados com as crianças. É natural, no tempo em que os pequenos fiquem longe, que a mãe ou o pai sinta saudades, anseie por notícias e contato. Assim como é natural que aquele que esteja com eles queira o convívio de qualidade a que tem direito.

Pensando nas melhores formas de tornar as férias compartilhadas bacanas para todo mundo, pedimos dicas para a psicóloga Marilia Zendron, especialista de terapia de família e casal pela PUC-RJ, e para o advogado Marcello Rodante, especialista em direito de família e mediação de conflitos.

Conversar previamente sobre as programações de cada lado

Isso é importante por vários motivos: para mãe e pai ficarem tranquilos em relação ao período em que ficarão afastados das crianças, para trocarem dicas sobre particularidades dos filhos (por exemplo: pode ser que a mãe já tenha tentado levar o filho a uma montanha-russa, ele tenha ficado com medo e o pai nem saiba – e essa informação pode ser útil caso o destino das férias seja um lugar com parques de diversão) e para não haver o risco de os dois planejarem viagens para o mesmo lugar. Manter uma convivência harmônica e respeitosa é uma obrigação, uma missão dos pais. Assim os filhos se sentem mais seguros e podem se desenvolver melhor.

Veja também

Ajudar na arrumação das malas das crianças

Vale tanto para a ida quanto para a volta. Para a ida, o adulto que estiver com a criança tem a obrigação de colocar na mala roupas e acessórios adequados para a programação de férias. Para o retorno, é importante que o cuidador responsável ajude o filho a organizar na mala tudo o que foi usado, separando roupas sujas e limpas para facilitar a vida da mãe ou do pai que receberá a criança.

Manter a rotina básica das crianças

Horários de sono e de refeições devem ser mantidos durante as férias inteiras, seja no condomínio, seja na Disney. É importante para as crianças não sofrerem na volta à rotina de aulas e isso poupa o outro adulto de precisar fazer uma readaptação desgastante e indesejada, além de evitar discussões desnecessárias.

Combinar de mandar fotos com periodicidade

Por mais relax que a adulto fique com a distância, que mãe ou pai não quer dar pelo menos uma espiada no que os filhos estão fazendo? Receber pelo menos uma foto por dia é uma boa maneira de matar as saudades. Caso seu/sua ex esqueça de enviar, não hesite em mandar um lembrete educado: pense que a correria pode estar grande e ele/ela pode esquecer, assim como poderia acontecer com você. Sem neuras! 😊

Veja também

Marcar um horário para falar no Whatsapp diariamente

É importante manter o diálogo com as crianças, para matar as saudades, e com o adulto, para saber como estão as coisas, se está tudo bem com a saúde dos pequenos. Mas que esse período não ultrapasse dez minutinhos por dia, ok? Deixe o pessoal curtir do lado de lá.

Não interferir caso as crianças reclamem do adulto que está com elas

Você sabe como são os pequenos: eles podem ficar aborrecidos porque o pai ou a mãe não as deixou fazer alguma coisa ou um passeio e reclamar com quem está longe para tentar alguma vantagem. Não é maldade, é um instinto de tentar conseguir o que quer. Mas não entre nessa: a autoridade é do adulto que está com os filhos, e diante de uma situação desse tipo, você não deve desautorizar seu/sua ex de maneira alguma.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s