É possível estimular a aprendizagem precoce?

No processo de aprendizado, respeitar o tempo é fundamental. Veja a opinião da especialista.

Tenho uma filha de 4 anos e ela vai para o Jardim esse ano. Gostaria de saber como posso ensiná-la a ler e escrever. Existe alguma técnica para isso?

Quem esclarece a questão é Luciana Barros de Almeida, Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. “Aprender a ler e escrever é uma aquisição que depende de vários fatores que antecedem a leitura e a escrita propriamente dita. A família participativa é parte integrante deste processo. Quando a família participa, o processo se torna mais simples e oferece um desempenho mais satisfatório. Mas ensinar é uma função da escola e a família não deve se antecipar para não prejudicar a compreensão da criança, pois dentre vários fatores, o tempo é primordial. O processo de alfabetização se inicia aos 4 anos estendendo-se até por volta dos 8/9 anos, acontecendo gradualmente. Com 4 anos é preciso acompanhar o ritmo da escola. No papel da família, o que se pode fazer para favorecer a aprendizagem nesse momento é ler para criança. Na medida em que a escola for ensinando os conteúdos sistematizados, a família pode ir revisando com a criança o que ela aprendeu”, explica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s