É normal a criança gaguejar?

Existe uma fase do desenvolvimento em que é normal, sim. O ideal é não demonstrar impaciência e estar sempre pronta para ouvir a criança falar.

Minha filha tem 2 anos e 7 meses. Até 15 dias atrás ela falava normalmente, agora começou a gaguejar. Isso é normal? Quanto tempo devo esperar?

“Existe um período no desenvolvimento da fala na infância em que a gagueira, denominada como fisiológica, é normal e de comum aparecimento, pois a criança compreende muito mais do que é capaz de falar, e seus pensamentos, sua linguagem interna se manifesta com uma rapidez na qual ela não consegue acompanhar em tempo e espaço. Expressar seus sentimentos, fatos ocorridos e desejos futuros requerem coordenação entre movimentação da musculatura orofacial, sincronização com seu pensamento e com o meio ambiente. O adulto tem de estar disponível para ouvi-lo, caso contrário a criança pode entender que não tem tempo para falar o que quiser. Assim aparece um desequilíbrio no diálogo que ela pretende construir. Tente primeiro não ser impaciente e mostre para seu filho que você está presente quer ouvi-lo. Não complete o raciocínio por ele. Permita que ele organize seu pensamento e seu mundo interno sabendo que pode contar com sua presença”, ensina a fonoaudióloga Gabriela Paiva, do Pró-Babá.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.