É correto adiantar a criança na escola?

Mudar seu filho de turma para que ele não seja o mais velho da classe pode não ser uma boa decisão. Entenda por que.

Minha filha tem 2 anos e 7 meses e era a mais velha da turma do maternal I, então pedi que ela passasse para o maternal II, turma em que ela passou a ser a mais nova. Será que isso será prejudicial ao desenvolvimento dela?

“Não existe nada de errado em ser a mais velha da turma. Se a sua filha estava acompanhando normalmente o grupo é melhor que ela fique na turma com crianças mais novas do que com as mais velhas. Na escola, são trabalhadas seis áreas do conhecimento e assim, mesmo que ela se sobressaia em uma delas por questão de idade – como talvez a do desenvolvimento cognitivo ou motor -, certamente vai ter outras áreas em que ela estará mais adequada nessa turma, como por exemplo na questão de seu desenvolvimento pessoal, social e emocional.

Existe o que a literatura chama de zona de desenvolvimento proximal, e dentro desse conceito, é sabido que as crianças aprendem com as trocas de experiências e essas acontecem tanto com crianças mais velhas quanto com mais novas. Se essa mudança foi feita sem ter realmente necessidade, é possível que haja algum prejuízo futuro para sua filha. Então recomendo que converse com a equipe pedagógica da escola para saber da indicação ou não de alteração da turma, sem levar em conta a idade da criança e sim o seu desenvolvimento integral. Não vale à pena querer acelerar ou adiantar nenhum processo se sua filha não estiver com a maturação adequada para tal”, esclarece a psicopedagoga Larissa Fonseca, de São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s