Dalai Lama se desculpa após vídeo em que beija menino na boca
Na gravação, o líder espiritual pede que o garoto chupe sua língua. O caso aconteceu em fevereiro, mas se popularizou agora nas redes sociais
Dalai Lama pediu desculpas nesta segunda-feira, 10, pelo comportamento que teve com uma criança no norte da Índia há algumas semanas. O pronunciamento da equipe do líder espiritual tibetano é uma resposta aos muitos comentários sobre um vídeo em que ele fala a um menino: “Chupe a minha língua”, em uma audiência. Visivelmente desconcertado, o garoto o beija na boca.
A nota afirma que o líder está arrependido. “Sua Santidade deseja se desculpar ao menino e à família dele, bem como aos muitos amigos em todo o mundo, pela dor que pode ter causado”, diz o comunicado divulgado no Twitter. O texto se refere ao jeito de Dalai Lama como uma forma “brincalhona” de lidar com as pessoas.
Ao ser compartilhado nas redes sociais, o vídeo causou uma onda de reações bastante negativas. “Mais que nojento. Nenhuma desculpa é suficiente para esse comportamento criminoso”, escreveu uma usuária do Twitter. “O garoto percebeu e sentiu que aquilo era errado. E a Sua Santidade não?”, comentou outro internauta.
Leia a nota completa e sua tradução:
— Dalai Lama (@DalaiLama) April 10, 2023
“Tem circulado um vídeo que mostra uma audiência recente em que um menino pergunta a Sua Santidade Dalai Lama se poderia lhe dar um abraço. Sua Santidade deseja se desculpar ao menino e à família dele, bem como aos muitos amigos em todo o mundo, pela dor que pode ter causado. Sua Santidade frequentemente provoca as pessoas que encontra de forma brincalhona e inocente, mesmo em público e diante de câmeras. Ele se arrepende pelo incidente.”