Colônias e cursos de férias: por que é legal seu filho participar

E um guia com 10 lugares que oferecem atividades para as crianças em dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

Quando acabam as aulas, uma das maiores preocupações de mães e pais é encontrar atividades que possam entreter as crianças e auxiliar no desenvolvimento delas. Colônias, cursos de férias e acampamentos são as melhores opções para a recreação dos pequenos enquanto os adultos precisam trabalhar ou cuidar de preparativos mais pesados para as festas de fim de ano.

Alguns aspectos devem ser observados ao escolher os lugares que acolherão seus filhos. A pedagoga Maibi Mascarenhas, coordenadora da pós-graduação em Educação Inclusiva do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores), coloca a segurança e a capacitação da equipe responsável pelo monitoramento como prioridades.

“Não há normativa, mas considero ideal que haja um adulto para cada grupo de 8 crianças quando elas tiverem menos de 2 anos. Entre 2 e 3 anos, é interessante haver um monitor para cada 10 alunos. Dos 4 anos em diante, pode ser um adulto para cada 15”, sugere.

O tipo de atividade que o local oferece também deve pesar na decisão. “Uma programação lúdica, interativa, artística, com desafios e também momentos livres, de convivência, é perfeita”, diz a pedagoga, que acha melhor haver o mínimo possível de tecnologia envolvida nisso. Ela justifica: “A criança de hoje já usa tecnologia como entretenimento no dia a dia. Brincar de fato com outras crianças será mais prazeroso. Tecnologia ela terá a vida inteira”.

(gpointstudio/Thinkstock/Getty Images)

 

Cada família, é claro, sabe o que é melhor para seu estilo de vida. Confira a seguir 10 lugares que oferecem atividades em dezembro e janeiro para as crianças.

1. Atividades bilíngues na All Together (São Paulo – SP)

(All Together Bilingual School/Divulgação)

Em seu curso de verão, a instituição bilíngue receberá crianças de 1 a 6 anos, inclusive de outras escolas, de 10 a 30 de janeiro de 2018. Com filosofia construtivista, os dias terão atividades individuais, interações com outras crianças e refeições balanceadas. Brincadeiras com massinha, contação de história e culinária fazem parte da programação. Não é necessário que a criança tenha noções de inglês para participar. Os horários são flexíveis, das 8 às 18h. Inscrições e informações pelo e-mail secretaria@alltogether.com.br ou pelos telefones 11 3887-8477 e 11 3052-2501.

2. Acampamento no Aruanã (Embu das Artes – SP)

(Aruanã/Divulgação)

Filiado à ABAE (Associação Brasileira de Acampamentos Educativos), o Aruanã tem 27 anos de tradição e experiência em acampamentos para crianças e adolescentes. A temporada destas férias de verão será de 13 a 20 de janeiro de 2018 e receberá participantes de 5 a 17 anos – devidamente separados por idade, naturalmente. As atividades vão das lúdicas às radicais, passando por momentos esportivos, artísticos, culturais e ecológicos, sempre aproveitando a natureza do local. Cada chalé tem 6 beliches e banheiros privativos. Informações pelo e-mail ferias@aruana.eco.br ou pelos telefones 11 5083-2276, 11 4661-2112 e 11 5041-7158.

3. Dança e arte no Colégio Mopi (Rio de Janeiro – RJ)

(Colégio Mopi/Divulgação)

Nas unidades Tijuca e Itanhangá do Colégio Mopi, a colônia de férias Recria é um projeto em parceria com o Centro de Movimento Deborah Colker, que oferece de oficinas de arte a feirinha orgânica para crianças de 4 a 9 anos. Não é necessário ser aluno do colégio para participar. Nas férias de verão, as atividades irão de 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018, de segunda a sexta, das 13 às 18h. Haverá teatro, circo, musicalização, culinária, jardinagem, reciclagem, além de banhos de mangueira e muito mais. Informações no site www.cmdc.art.br/coloniadeferias .

4. Sustentabilidade e saúde na Escola 21 (Brasília – DF)

(Escola 21/Divulgação)

Aberta à comunidade e gratuita, a Colônia do Fazer, da Escola 21, terá atividades lúdicas, temáticas e de interação entre pais e filhos. As crianças aprenderão a fazer massinhas, desenhos e participarão de muitas ações com foco em sustentabilidade e saúde, entre outros temas. A colônia é voltada para crianças entre 2 e 5 anos, tem limite de 40 participantes e está marcada para 13 a 15 de dezembro de 2017, das 14 às 18h. Informações pelo telefone 61 3038-4021.

5. Muita música no Femusckinho (Jaraguá do Sul – SC)

(Diego Redel/Divulgação)

Direcionado a crianças de 6 a 12 anos, o programa ocorre no Instituto Jangada e faz parte da programação paralela do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina). Entre as atividades há aulas de canto coral, percussão corporal e violino, além de muitas brincadeiras. Cada aluno recebe uma flauta doce, material didático e alimentação. O Femusckinho está marcado para 14 a 27 de janeiro de 2018. Informações e inscrições pelo site www.femusc.com.br .

6. Culinária no La Carrosse (São Paulo – SP)

(La Carrosse/Divulgação)

Em seu novo espaço gastronômico, a chef Sabrina Kanai dará cursos de culinária para crianças de 5 a 12 anos nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Entre as receitas ensinadas estarão bolo de banana, sorvetes, massa fresca, sushi, pizza e até o próprio lanche para levar para a escola quando o próximo ano letivo começar. O objetivo é mais do que aprender a cozinhar: o foco é no trabalho em equipe e na descoberta de sabores, priorizando alimentos saudáveis e menos processados. Os pequenos também aprenderão a usar o caderno de receitas e a interpretar pesos e medidas. Informações e inscrições no site www.lacarrosse.com.br ou pelo e-mail reservas@lacarrosse.com.br .

7. Brincadeiras tradicionais na Oficina Toka (São Paulo e Bragança Paulista – SP)

(Oficina Toka/Divulgação)

Na sede da Toka, na Vila Madalena, as mais de 100 brincadeiras das férias de verão serão focadas na tradição: terá cabo de guerra, barra-manteiga, amarelinha, estátua, bambolê, queimada, mímica e muito mais. Além disso, a programação tem quatro passeios agendados ao Parque Villa-Lobos (dos quais as famílias poderão participar) e um acampamento de três dias na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. Tudo dedicado a crianças de 3 a 10 anos, de 2 a 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h (com possibilidades de meio-período ou período integral). Informações e reservas pelo site www.oficinatoka.com.br ou pelo telefone 11 3032-7195.

8. Acampamento na Mantiqueira no Paiol Grande (São Bento do Sapucaí – SP)

(Paiol Grande/Divulgação)

Para crianças de 4 a 17 anos, o tradicional acampamento fica dentro da área de proteção ambiental da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Nas férias de janeiro de 2018, o tema das atividades será super-heróis x vilões, com foco em bem x mal, paz x guerra, dia x noite. Para os acampantes com idades entre 6 e 17 anos, os períodos serão de 9 a 16 de janeiro ou de 18 a 27 de janeiro. Já as crianças menores, de 4 a 8 anos, terão uma programação mais curta, prevista para os quatro dias finais da primeira temporada (de 13 a 16 de janeiro). Haverá, ainda, passeios a cachoeiras e, de acordo com a idade, pernoite em barracas e caminhadas até a Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. Informações e inscrições no site www.paiolgrande.com.br/ferias .

9. Brincadeiras e hospedagem no Parque Maeda (Itu – SP)

(Parque Maeda/Divulgação)

Durante o mês de dezembro de 2017 e até o dia 26 de janeiro de 2018, o parque turístico abrirá todos os dias e oferecerá, de segunda a sexta, desconto no passaporte – pacote que inclui todas as atrações do parque e almoço. É facílimo ficar um dia inteiro no Maeda e nem perceber as horas passando. Tem circuito de arvorismo monitorado, árvore gigante, piscinas, jardim japonês, pesca, passeios a cavalo, pônei e carruagem. Se você preferir, pode se hospedar na pousada do parque, que conta com chalés e apartamentos totalmente equipados, e passar alguns dias por lá. Informações no site www.parquemaeda.com.br .

10. Vínculo com animais na Sociedade Hípica Paulista (São Paulo – SP)

(Luís Ruas/Divulgação)

De 16 a 21 de janeiro de 2018, a colônia de férias da Sociedade Hípica Paulista estará aberta para sócios e não-sócios. As atividades, voltadas para crianças de 3 a 9 anos, terão tudo a ver com os equinos, naturalmente. Haverá atividades com cavalos, aulas de pônei, equitação e equoterapia, além de oficinas de artes, de culinária, atividades aquáticas e plantio de árvores – sempre com a supervisão de profissionais especializados. As crianças poderão dormir por lá no final de semana de 20 e 21 de janeiro, em um acampamento montado especialmente para elas. As inscrições podem ser feitas até 20 de dezembro de 2017. Informações pelo e-mail fabioesportivoshp@hotmail.com ou pelo telefone 11 98403-2457.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s