Chá de bebê sem saia justa: dicas para organizar a sua festa

Pedir ou não presentes? E fazer lista de compras? Quem convidar? Conversamos com uma baby planner para solucionar essas dúvidas tão comuns.

Para grande parte das mulheres, a gravidez é um período de sonhos, ansiedade e muito planejamento – principalmente no último trimestre, momento importante para acertar os detalhes finais antes do nascimento do pequeno. É por isso que o chá de bebê costuma ser feito nessa fase. Por volta do sétimo mês de gestação, enquanto o cansaço das últimas semanas ainda não bateu, é chegada a hora de reunir familiares e amigos para celebrar a chegada de uma nova vida.

Entretanto, como quase sempre acontece ao organizar uma reunião, diversas dúvidas começam a surgir antes mesmo da lista de convidados estar pronta. “Chamar só os mais íntimos ou todo o pessoal do trabalho? Fazer ou não uma lista de presentes? É chato especificar uma marca de fralda no convite?”. Afinal, esperar presentes num chá de bebê é mais que natural, mas se você estiver com medo de tomar alguma atitude inapropriada, vale pensar um pouquinho antes de programar tudo.

Quem convidar

Você sabe que há muita gente torcendo pelo seu bebê e pela sua família, mas a verdade é que nem sempre dá para convidar todas as pessoas que você gostaria. Seja porque o espaço é pequeno, o orçamento está curto ou até mesmo porque você já não está com pique para uma festa maior. De acordo com a baby planner Danielle Cogo, da Assessoria Mamãe, o importante nesse momento é convidar os mais íntimos, dando um ar bem informal ao chá de bebê.

“O mais indicado é convidar as pessoas mais próximas, aquelas com as quais você se sente bem à vontade para falar, brincar e até pedir algo, se for necessário. Esse é um momento único e muito especial, que deve ser compartilhado com as pessoas que realmente conhecem bem você e sua família. Tudo o que a gestante precisa nesse momento é estar ao lado de quem realmente a quer bem!”, aconselha Danielle.

Presentes: sim ou não?

Talvez essa seja uma das maiores dúvidas das futuras mamães ao organizar o chá de bebê: “Especificar presentes no convite pode ser desagradável? É melhor fazer isso do que correr o risco de ganhar itens repetidos ou de marcas que eu não gosto?”. Segundo a assessora materna, tudo depende de quem você vai chamar e de quantas coisas vai pedir. “Por exemplo, você convida o colega de trabalho do seu marido e a mulher dele que você não conhece, então você coloca no convite ‘1 macacão P, um pacote de fralda P da marca x, uma pomada de assadura da marca y e um pacote de lenço umedecido’. Chato, né? Além de não conhecer bem o casal, você ainda está pedindo coisas demais. Menos adequado ainda é quando você entrega dois convites separados, um para o homem e outro para a mulher pedindo presente nos dois”, alerta Danielle.

Porém, se você tiver mais intimidade com o convidado, não precisa se preocupar e ficar com medo de ser inconveniente. “Nesse caso, a gestante pode até selecionar uma marca específica, afinal, aquela pessoa a conhece, gosta bastante dela e quer presenteá-la com algo que ela realmente gostaria de ganhar”, diz a especialista. Caso contrário, o ideal é escolher uma loja e fazer uma lista com os itens desejados, deixando os convidados à vontade para escolher o que quiserem e, mais importante, o que couber no bolso deles.

“Escolha uma loja grande que tenha em vários lugares ou até que faça venda online. Essa ideia pode facilitar para o convidado que às vezes não sabe onde comprar ou o que escolher. Certamente, também vai facilitar para a gestante, caso ela precise fazer alguma troca. Vale lembrar ainda que, depois que o bebê nascer, ele vai ser presenteado com mimos na maternidade ou até mesmo em casa, por isso, pedir demais pode ser um pouco deselegante”, alerta a baby planner.

Onde fazer a festa

Tradicionalmente, o chá de bebê costuma ser feito na casa de alguma amiga muito próxima ou de algum familiar, já que lidar com a organização e com a limpeza pós-festa pode ser algo muito cansativo para a gestante. Entretanto, hoje em dia está cada vez mais comum receber convites para estabelecimentos como restaurantes ou bares – além de evitar o trabalho para fazer a decoração, a comida, entre outros, essa decisão pode poupar dinheiro, já que normalmente cada convidado paga o seu consumo.

“Certamente, essa não é a melhor opção. Se você não pode pagar pela comida em um restaurante, faça algo em casa, pois os custos diminuem bastante. Em último caso, se você sentir que até mesmo em casa a despesa poderá ser alta, é preferível pedir um prato doce ou salgado para o convidado, ao invés de dividir uma conta no restaurante”, diz Danielle.

Como lidar com as brincadeiras

Se você foi a mais de um chá de bebê na vida, provavelmente já presenciou alguém sem graça trocando a fralda de uma boneca ou fazendo caretas para comer um pote inteiro de papinha. Tudo normal, afinal, essas brincadeiras já são tradicionais – o que não significa que não possam ser um pouco inconvenientes.

“Obrigar as pessoas a participar pode ser constrangedor. Então, avalie bem a sua lista de convidados e veja se as pessoas topariam participar, organize jogos leves e, caso você sinta que alguém não está disposto a brincar, não insista. Outra opção é deixar que apenas os futuros papais sejam alvo das brincadeiras, deixando os convidados mais à vontade”, recomenda a assessora. “O chá de bebê não é uma festa de aniversário que tem todo ano, por isso, faça do seu chá algo bem gostoso e especial para todos!”, finaliza.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s