Continua após publicidade

9 perguntas que não devem ser feitas a uma mulher que voltou de licença-maternidade

Às vezes, nem é por maldade; mas em outras, os colegas de trabalho de uma mulher que ficou alguns meses afastada após o nascimento do seu filho fazem questão de alfinetar a nova mamãe. Perguntamos às nossas leitoras quais foram os maiores absurdos que elas já ouviram. Prepare-se.

Por Luiza Monteiro
Atualizado em 31 out 2016, 17h04 - Publicado em 9 jun 2015, 15h42

 

1. Como foram as férias?

Isso é sério? Além de não saber nada sobre os cuidados que envolvem um recém-nascido, a pessoa que faz essa pergunta está desinformada sobre os direitos trabalhistas do nosso país. A licença-maternidade de quatro meses é garantida por lei – e há, inclusive, um projeto para estendê-la para seis meses.

 

2. Por que você não aproveitou a licença-maternidade para estudar?

Porque ter um bebê inclui noites e dias sem dormir, visitas ao médico, recuperação do parto e da gravidez, dar de mamar a toda hora… Além, é claro, do fato de a mulher ter se preparado – e esperado nove meses (!!!) – para esse momento. Tá bom pra você?

Continua após a publicidade

 

3. Aposto que agora você não vai mais querer trabalhar, né?

“Olha, vontade de ficar com o meu bebê não falta. Mas preciso trabalhar para criar o meu pequeno. Sem falar que eu gosto do que faço”. Está aí uma boa resposta 😉

 

4. Xiii, já vi que vai faltar um monte agora. Acertei?

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, isso não é da conta de ninguém além do seu chefe. E para quem não sabe, a lei garante dois descansos de trinta minutos cada um, durante o expediente, para que a mulher amamente o seu filho.  

 

5. Esqueceram o bebê dentro da sua barriga?

Quanta indelicadeza! Para começo de conversa, a forma do corpo de uma mulher diz respeito a ninguém menos do que ela mesma. Além disso, essa é mais uma prova de que a pessoa que pergunta isso não sabe nada sobre ter um filho. Algumas mulheres levam meses para perder todo o peso que ganharam na gravidez – sem falar que é normal ficar ansiosa após o nascimento do bebê e acabar comendo mais do que o normal.

 

6. Você teve coragem de deixar o seu bebê na creche?

Continua após a publicidade

“Ué, você teria disponibilidade de cuidar do meu filho enquanto eu venho trabalhar?”

 

7. Já deu aquela namorada?

Isso simplesmente não interessa a ninguém que não seja seu parceiro ou sua melhor amiga – e, mesmo nesse caso, você só deve responder quando se sentir à vontade.

 

8. Criou juízo depois que teve filho?

Continua após a publicidade

Agora, seus colegas de trabalho também são da sua família?

 

9. Já está pronta para outro?

Mais uma da série “Isto não te diz respeito”. Você não é obrigada a responder se não tiver intimidade com a pessoa ou não estiver confortável. 

Publicidade