9 fatos surpreendentes sobre os bebês que você não sabia

Curiosidades dos pequenos que provavelmente você ainda não conhecia

Por Redação Pais e Filhos
12 Maio 2025, 07h00
Criança em areia calor verão praia
 (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Os bebês podem ser cheios de surpresas. Cada novo comportamento ou descoberta é uma verdadeira aventura para os pais, e tem algumas coisas sobre os pequenos que podem realmente impressionar. Confira esses fatos surpreendentes:

1. Bebês sabem muito bem quando os pais perdem a cabeça

Um estudo recente mostrou que bebês de apenas 15 meses conseguem perceber quando um adulto está bravo. Eles são tão espertos que até mudam seu comportamento para evitar se tornar o alvo da irritação. Não subestime a inteligência deles!

2. O cérebro dos bebês é impressionante

Embora o tamanho da cabeça dos bebês seja pequeno, seu cérebro é incrivelmente potente. Com apenas 7 meses, eles já conseguem entender comportamentos de outras pessoas e imitar o que veem. Cuidado com o que você faz perto do seu bebê!

3. O bebê leva três meses para se acostumar fora do útero

O sistema circulatório dos bebês ainda está em desenvolvimento. Por isso, é comum que suas mãos e pés fiquem gelados logo após o nascimento, já que essas áreas são as últimas a receber sangue.

4. Espirrar é uma técnica de limpeza

Os bebês espirram frequentemente, mas não é por causa de um resfriado. Espirrar é uma forma que o corpo deles encontra para limpar as vias respiratórias e descongestionar o nariz. Eles também espirram para se livrar de secreções que se acumulam nas narinas.

Continua após a publicidade

5. A cabeça do bebê cresce muito rápido

Após o nascimento, a circunferência da cabeça do bebê é, em média, de 35 centímetros. Aos 12 meses, ela pode chegar a 46 centímetros. O crescimento da cabeça é um sinal do desenvolvimento acelerado do cérebro.

6. Eles veem detalhes que nós não conseguimos perceber

Bebês de 3 a 4 meses têm uma percepção visual muito apurada. Eles conseguem perceber diferenças em imagens que passam despercebidas por crianças mais velhas ou adultos. Isso acontece porque, ao nascer, temos uma visão mais detalhada, mas, com o tempo, vamos deixando de perceber certas diferenças.

7. A soneca ajuda na memória do bebê

Assim como acontece com adultos, os bebês também se beneficiam de uma boa soneca. Em um estudo, bebês que foram ensinados a retirar luvas de fantoches lembraram melhor da tarefa depois de uma soneca de 30 minutos. Então, não subestime o poder do sono.

Continua após a publicidade

8. 20% dos bebês batem a cabeça de propósito

Não se assuste se o seu bebê bater a cabeça durante o sono ou quando estiver agitado. Essa prática é comum, especialmente durante a dentição ou dor de ouvido, e tende a diminuir por volta dos três anos de idade. É mais comum em meninos do que em meninas.

9. Recém-nascidos não derramam lágrimas

Até os 1 a 3 meses, os bebês não produzem lágrimas ao chorar. Seus dutos lacrimais e glândulas ainda estão em desenvolvimento, por isso, o choro é apenas uma forma de comunicação, sem as lágrimas que tanto nos comovem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.