8 brincadeiras para fazer com as crianças em casa

Não foi viajar? Veja algumas atividades que você pode fazer para entreter seu pequeno e, claro, se divertir junto!

Calor, sol, energia de sobra e muito tempo livre formam a combinação perfeita para as férias de verão, principalmente quando tudo isso é embalado por uma divertida viagem em família. Mas se, desta vez, você teve que ficar em casa com sua criança, não se preocupe. Veja as sugestões de atividades que não vão deixar ninguém cair no tédio!

1. Acampamento
Arrume as mochilas, coloque pilha nas lanternas, prepare lanchinhos rápidos e pé na estrada! – ou, melhor, em casa mesmo. Escolha um lugar com espaço, como a sala de estar ou algum ambiente ao ar livre, como o quintal, e se prepare para levantar acampamento com as crianças. E não se preocupe caso não tenha uma barraca de verdade. Solte a imaginação com lençóis e capriche na decoração e na criatividade, entrando no clima de aventura.

2. Caça ao tesouro
Essa é uma sugestão que funciona, principalmente, para famílias com várias crianças, ou para agitar a tarde no condomínio. Organize a atividade, espalhando pistas pela casa e esconda um tesouro, que pode ser o prêmio que você preferir – desde um brinquedo a um “vale-passeio”, por exemplo. Depois, reúna a criançada e dê as instruções. Se quiser caprichar, escolha um tema para a caça e faça uma decoração para animar ainda mais os pequenos!

3. Guerra de bexiga
Nada como uma boa piscina para se refrescar em dias de calor, não é mesmo? Mas se nestas férias não vai dar para ir ao clube ou condomínio na praia, incentive suas crianças a brincarem de um jeito divertido e refrescante! Encha bexigas de água (mas não muito, para que elas não estourem antes da hora) e deixe-as num balde também com água. Escolha um lugar propício para a brincadeira (cuidado com superfícies muito escorregadias), prepare as crianças com roupa de banho e protetor solar e deixe a diversão rolar solta! Se elas forem maiores, uma boa ideia é dividi-las em equipes e criar regras para o jogo. Se forem pequenas, deixe-as jogar as bexigas livremente e a diversão será garantida!

Bexiga d´água

4. Brinquedos tradicionais
Eles podem ser antigos, mas ainda funcionam! Prepare um cesto de brinquedos clássicos para os seus pequenos e deixe que a criatividade deles fale mais alto – você vai perceber que, embora já nasçam com o dedinho indicador pronto para as telas dos smartphones e tablets, as crianças de hoje ainda sabem se divertir – e muito! – com coisas simples. Bola, bambolê, corda, elástico… Se quiser matar a saudade, ensine ao seu filho as brincadeiras da sua infância. Com certeza a diversão vai ser em família.

5. Mão na massa
Que tal uma tarde de culinária com os filhos? Aqui, a ideia é deixar que eles participem mesmo de todo o processo. Para isso, o ideal é escolher uma receita fácil, que tenha passos simples e ingredientes dos quais sua criança goste. Algumas boas pedidas para o verão são sanduíches coloridos (com vários alimentos saudáveis e refrescantes) ou picolés de fruta. Os tradicionais cupcakes não saem de moda e ainda acrescentam mais um passo à atividade, que é a decoração final e, claro, um gostinho especial de férias.

Cozinhando em família

6. Festa do pijama
Não precisa se preocupar por causa da palavra “festa”, pois a ideia aqui é simplicidade. Reúna a família – ou deixe que seu filho convide alguns primos ou amiguinhos – e, claro, defina o traje indispensável: pijamas! Depois, uma boa ideia é estourar pipoca e fazer aquela noite de filmes ou desenhos, deixando que as crianças durmam mais tarde do que o normal, se quiserem. Elas vão adorar!

7. Piquenique
No parque, na praça, no clube e até na área externa de casa – não importa onde, piquenique com os filhos é sempre uma boa ideia! Escolha um dia bonito e prepare aquela cesta de lanchinhos e sucos (não se esqueça de colocar tudo que precisa de refrigeração em uma bolsa ou caixa térmica com bastante gelo para resistir ao calor). Não deixe de levar também uma toalha grande, para poder estendê-la em uma sombra fresquinha. Diga para os pequenos escolherem alguns brinquedos e pronto. Um tempo ao ar livre com eles é sempre uma boa pedida!

Piquenique

8. Pinta e borda
Reúna tintas, papeis, pinceis, massinhas e deixe os pequenos soltarem a imaginação. Para isso, escolha um lugar adequado e proteja bem a superfície com um plástico, para não sujar nada. Se quiser, coloque um avental para artes na sua criança, ou então torne a experiência ainda mais divertida, vestindo roupas velhas e deixando que ela se suje para valer enquanto explora cores e materiais. Não esqueça de se certificar se os produtos não são tóxicos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s