6 maneiras simples de demonstrar o amor pelo seu bebê durante o dia

Não é preciso dizer “eu te amo” para mostrar ao pequeno o quando ele é querido pela família. Ao contrário: quando se trata dos bebês, isso deve ser feito em momentos como na hora de trocar a fralda, dar comidinha ou colocá-lo para dormir.

 

1. Banho matinal

Esta costuma ser a primeira atividade do dia do bebê. É também um dos momentos mais importantes para a mamãe (ou o papai) demonstrar o quão desejado ele é. Afinal, é nessa hora que o pequeno sentirá na pele os cuidados daqueles que o amam – e, acredite, isso é MUITO importante para ele. “O bebê é o corpo dele. Ele não é tão multidimensional como nós”, diz a psicóloga Christine Bruder, idealizadora do berçário Primetime, um centro de desenvolvimento para crianças de 0 a 3 anos de idade, em São Paulo. Em outras palavras, os pequeninos não entendem o que significa dizer “eu te amo”, mas eles sabem o verdadeiro sentido dessas palavras por meio do toque, do tom de voz, do carinho…

Por isso, na hora de dar o primeiro banho do dia no seu filhote, trate-o com cuidado. Christine ensina que o melhor é não inserir o bebê diretamente na água. “Primeiro, deixe-o sentir a temperatura só com os pezinhos; quando estiver agradável, coloque o resto do corpo aos poucos. São delicadezas que dizem muito para ele”, orienta. 

2. No trocador

Na hora de colocar a fralda ou trocar a roupinha do filhote, vale o mesmo cuidado do banho: vá devagar. “Coloque-o em pé e deite-o aos poucos”, indica a psicóloga. Outra dica da especialista é avisar o que você vai fazer com o pequeno. Faça perguntas como “vamos ver o que tem dentro dessa fraldinha?”. Dessa forma, o bebê sabe que você o conhece e que tem prazer em cuidar dele. “E isso, para ele, é amor”, arremata Bruder.

3. Comer, comer…

Não importa se o seu bebê só mama no peito ou já come outros alimentos: esse momento é fundamental para que o elo entre o pequeno e os pais se fortaleça ainda mais. “A refeição não se trata só de nutrição. É quando a criança se relaciona, observa o comportamento dos pais e, principalmente, sente que ela pertence àquela família”, relata Christine Bruder. E tudo isso, segundo ela, é sinônimo de conforto, segurança e afeto.

Na hora de dar de mamar ao seu filho, portanto, converse com ele, cante músicas, faça carinho… Se o pequeno está na fase das comidinhas, torne esse momento ainda mais gostoso. Uma boa forma de fazer isso é reunindo toda a família. “A refeição associa a vivência que ele está tendo na rotina familiar com o prazer de comer”, pontua a especialista. Além disso, estudos já demonstraram que comer todos juntos não só ajuda a criança a se alimentar de maneira mais saudável como também contribui para o seu desenvolvimento social e cognitivo.

4. Hora de brincar!

Está aí outra excelente oportunidade de mostrar para o seu bebê o quanto você o ama. E isso não se deve apenas à sensação de alegria e diversão que esse momento inclui, mas também aos estímulos que o pequeno recebe enquanto brinca. “O papel do adulto é incentivar a criança a experimentar coisas novas e valorizar o esforço dela”, revela Christine Bruder. Assim, o bebê se sente amado e importante. Isso significa que o seu filhote não precisa ser aplaudido apenas quando conseguir encaixar uma peça do brinquedo no lugar correto, por exemplo. Só o fato de ele estar tentando já é digno de festa.

5. Chororô

Acredite: até naquela hora do dia em que o seu pequeno está bravo ou irritado, você pode demonstrar afeto. “Quando um bebê está nervoso, ele não sabe por quê. Então, é função dos pais nomear o sentimento”, afirma a psicóloga. Experimente dizer a ele “você está irritado porque está com sono”, por exemplo. Isso vai ajudar o pequeno a se sentir calmo e tranquilo novamente.

Outra atitude importante é olhar no fundo dos olhos do seu filho. “Quando fazemos isso, é como se disséssemos ‘você está aí e é importante'”, conta Christine Bruder. Ela explica que o bebê só existe se alguém reconhece a existência dele – e levar em conta os seus sentimentos é um passo muito importante para que isso aconteça.

6. Pegando no sono

A melhor forma de transmitir amor e carinho na hora de dormir é fazendo com que o seu filho tenha a sensação de segurança. “Assim, ele se sente protegido e acolhido”, afirma Christine. A dica da especialista é estabelecer um ritual todas as noites: diminua a luz, feche as cortinas, conte uma história ou cante uma música, caso o bebê goste. Desse jeito, o seu pequeno saberá que chegou a hora de pegar no sono e, com certeza, terá uma noite bastante tranquila. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s