6 comentários que os pais de filhos únicos estão acostumados a ouvir

Sim, as famílias pequenas são cada vez mais comuns. Apesar disso, muitos casais ainda escutam palpites inconvenientes quando o assunto é dar ou não um irmão para o primogênito.

Em 10 anos, a taxa de fecundidade brasileira passou de 2,14 filhos por mulher, em 2004, para 1,74, em 2014, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais 2015 – levantamento realizado pelo IBGE. Ao invés de exceção, as famílias pequenas, compostas apenas por único filho, estão se tornando a maioria. E muitos são os fatores que contribuem para esta configuração: dedicação das mulheres à carreira, busca pela estabilidade financeira e até a vontade que elas têm de se dedicar somente a uma criança para poder oferecer a ela as melhores oportunidades possíveis. Entretanto, por mais comum que seja essa formação familiar, ainda existe o estereótipo de que filhos únicos são mimados, inseguros e solitários. Por isso, fizemos uma enquete na nossa página do Facebook e reunimos os comentários que mais incomodam os pais que tomaram essa decisão. Confira se você também se identifica!

1. Está na hora de vocês terem outro filho!

Ryan McVay/Thinkstock/Getty Images

Ryan McVay/Thinkstock/Getty Images

Muitas pessoas questionam a escolha do casal, pressionando-o para ter outro bebê. O problema é que há muitos fatores particulares envolvidos: da renda familiar ao real desejo de aumentar a família. Só os pais podem saber se devem ou não encomendar um irmãozinho para o primogênito. Essa é uma decisão que não deve ter inferências de amigos e, principalmente, de familiares.

2. O seu filho será mimado se ele não tiver irmãos!

Ron Chapple Stock/Thinkstock/Getty Images

Ron Chapple Stock/Thinkstock/Getty Images

O mito de que filhos únicos são mais mimados e egoístas ainda prevalece. Quando, na verdade, isso não depende da criança ter ou não irmãos, mas, sim, da criação que os pais ofereceram para ela: ensinando-a desde cedo a dividir, a compartilhar e a respeitar as pessoas.

3. O seu filho precisa de um irmão para ter com quem brincar!

Iconarts/Thinkstock/Getty Images

Iconarts/Thinkstock/Getty Images

É claro que a relação entre irmãos é especial, mas os pais não precisam necessariamente ter um novo membro na família para que o pequeno conviva com outras crianças. Brincar é, sim, essencial para a formação e criatividade da garotada, mas os filhos únicos podem se divertir com os primos, amiguinhos da escola, do prédio… Essa socialização com pessoas diferentes também é importante!

4. Filhos únicos são sempre possessivos e dependentes dos pais!

Gpointstudio/Thinkstock/Getty Images

Gpointstudio/Thinkstock/Getty Images

E quem disse que isso acontece exclusivamente com crianças que não têm irmãos? Mais uma vez, a questão é a criação: a maneira como os pais educam o filho, passando valores e incentivando a autonomia dele para que, no futuro, ele seja uma pessoa segura de si, independente e feliz.

5. Ser filho único é muito ruim, pois os pais depositam todas as expectativas na criança

AnaBGD/Thinkstock/Getty Images

AnaBGD/Thinkstock/Getty Images

Isso também não é uma regra e pode acontecer em qualquer formação familiar. O essencial é que os pais, independentemente da quantidade de filhos que possuam, saibam equilibrar a situação, sem sobrecarregar a criança com perspectivas que eles próprios criaram.

6. Você já pensou que o seu filho ficará solitário no mundo?

Evgenyatamanenko/Thinkstock/Getty Images

Evgenyatamanenko/Thinkstock/Getty Images

Na verdade, ter um irmão não é fator imprescindível para que a criança tenha sempre com quem contar no futuro. Esse é mais um mito sobre filhos únicos! Assim como na infância esse pequeno é sociável e se relaciona com outras pessoas, na vida adulta ele também manterá uma rede de amizades e, se necessário, poderá recorrer a outros familiares. A solidão não é um destino para quem não tem irmãos!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s