O que os pais devem saber sobre a transição do berço para a cama

Você percebeu que está na hora de fazer essa mudança, mas não sabe como agir? Confira as dicas que reunimos.

Assim como o desfralde, a transição do berço para a cama também é uma etapa importante do desenvolvimento infantil, que causa dúvidas (e angústia!) nos pais de primeira viagem. Afinal, qual é o melhor momento? Como saber se a criança está mesmo pronta? Conversamos com uma especialista e listamos 5 coisas que os pais devem levar em consideração para deixar a criança tranquila durante essa fase de descobertas.

1. Observe os sinais do seu filho

. .

Acredite: os pequenos mostram quando estão prontos para fazer essa transição. “É necessário observar se o seu filho está preparado, se ele vem adquirindo autonomia para isso. Às vezes, a criança começa a chorar e ficar irritada quando está no berço – este também pode ser um sinal de que está na hora de fazer a mudança para a caminha”, orienta Cynthia Boscovich, psicóloga clínica, psicanalista e membro regular da Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana.

2. Respeite o tempo do pequeno

Vitaliksun/Thinkstock/Getty Images Vitaliksun/Thinkstock/Getty Images

A transição do berço para a caminha pode acontecer aos poucos a partir dos dois anos. “Mas atenção: não existe uma idade certa, pois isso depende muito de cada um”, explica a psicóloga. É importante que os pais respeitem o tempo do filho e não o comparem com outras crianças. “Se ele estiver pronto, dificilmente haverá problemas. Mas se começar a chorar muito e ficar inseguro com a mudança, é necessário perceber o que está acontecendo para que ele se sinta assim. Muitas vezes, é melhor esperar um pouco para que ele amadureça”, ressalta Chynthia.

3. Crie um ambiente seguro

Poligonchik/Thinkstock/Getty Images Poligonchik/Thinkstock/Getty Images

Conforme vai crescendo, a criança precisa se sentir protegida para circular em seu quarto. Mude a posição dos móveis, nunca deixe camas e cadeiras perto de janelas, mantenha os objetos perigosos fora do alcance do seu filhote. “Se a caminha for muito alta, os pais podem adicionar grandes de proteção. Colocar almofadas no chão, embaixo da cama, também é uma forma de amenizar possíveis quedas”, aconselha Boscovich.

4. Mostre que a mudança é positiva

. .

Essa é a melhor forma do seu filho enxergar a transição como algo benéfico. “É importante que ele perceba que está adquirindo autonomia e, com a orientação dos pais, vai poder deitar quando estiver cansado e levantar quando estiver disposto porque ele está crescendo”, ressalta a psicóloga. Em geral, mudar algumas coisas na decoração do quarto, trazer alguns elementos divertidos – como roupas de cama e adesivos de parede – também funciona. Para a psicóloga, o importante é que a criança compreenda que, apesar das mudanças, o ambiente em que ela vive ainda é o mesmo: a família continua ali, pronta para ampará-la.

5. Passe segurança para o seu filho

Tverdohlib/Thinkstock/Getty Images Tverdohlib/Thinkstock/Getty Images

Não adianta os cuidadores quererem que essa transição ocorra sem problemas, se eles não estão tranquilos com a situação. “A criança precisa perceber que os pais sabem que ela está pronta para fazer essa mudança”, lembra Boscovich. Forçar essa mudança quando nem pais nem filhos estão confortáveis só vai tornar doloroso um processo que era para ser gradativo e encarado como uma conquista do pequeno.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s