10 situações que só quem tem mais de um filho enfrenta

Ter um bebê já é passar por uma mudança e tanto na rotina, mas quando chegam os irmãos é que começa a verdadeira confusão!

Se na primeira gravidez a ansiedade fica a mil porque o que vem pela frente é um mundo novo e ainda desconhecido, nas experiências seguintes os velhos medos já ficaram para trás. E é depois que os filhos mais novos nascem que começa aquela parte da vida que parece nos levar momentaneamente à loucura – afinal, se cuidar de uma criança já dá trabalho, de duas ou mais, então, às vezes é quase uma verdadeira operação de guerra. É briga para separar, mais bagunça para arrumar, tem que ter tempo e energia para todo mundo e uma conta bancária quase sempre com buracos enormes… Mas se o esforço aumenta, o amor não tem limites e ver nossos pequenos brincando (e aprontando) juntos não tem preço. Veja 10 situações que só quem tem mais de um filho enfrenta!

1. Estar grávida com uma criança pequenaThinkstock/Getty Images Thinkstock/Getty Images

Tudo já começa na gestação. A gente sabe que a gravidez é um período incrível, mas a verdade é que ter uma criança pequena e uma barriga imensa ao mesmo tempo pode não ser algo tããão mágico assim. Fica difícil dar colo, brincar como antes, ter disposição para passear e até mesmo para fazer tarefas básicas do dia a dia, como dar banho e cozinhar, por exemplo.

2. Fazer o bebê dormir com o irmão mais velho acordado

Thinkstock/Getty Images Thinkstock/Getty Images

Se você acha que colocar o pequeno no berço é uma missão (quase) impossível, então vai ver suas dificuldades se multiplicarem quando precisar fazer isso enquanto outra criança corre pela casa brincando de Homem-Aranha, lutando e gritando contra os seus inimigos mortais (e invisíveis)! E quando o caçula finalmente pegar no sono, surge aquele “manhêêêê” em alto e bom som e pronto: o bebê abre o berreiro e lá vai você começar tudo do zero…

3. Arrumar a bagunça que vem multiplicada

Reprodução/ Uma família em apuros Reprodução/ Uma família em apuros

Tem dias em que a gente chega em casa e parece que acabou de acontecer um desastre natural – não é possível que aquela bagunça toda tenha sido obra de seres humanos! Bom, foi obra de seres humaninhos cheios de energia que, quando se juntam, parecem que vão derrubar a sala de estar. É cadeira no meio do corredor, almofada feita de escudo, aviõezinhos que foram parar em cima do ventilador e brinquedos espalhados em cantos que você nem sabia que existiam. Se eles se aventuram pela cozinha, então, melhor nem imaginar.

4. Lidar com o ciúmes entre os filhos

Getty Images Getty Images

A notícia de que um irmãozinho está a caminho pode ser superlegal enquanto ainda está só na fase das ideias, mas quando chega aquele bebê que não para de chorar e pega a mamãe toda só para ele, não tem jeito: começa a fase do ciúmes. E ela pode durar um bom tempo e ficar mais séria se não for bem trabalhada. Então, lá vai você quebrar a cabeça e se esforçar ainda mais para que o mais velho sinta que é tão amado quanto o menor.

5. Trocar os nomes o tempo todo

Getty Images Getty Images

Guilherme! Gustavo! Gabriel! Quando você era criança e torcia o nariz toda vez que a sua mãe trocava seu nome pelo dos seus irmãos, nem imaginava que chegaria a sua vez de fazer o mesmo. É tanta coisa para dar conta em tão pouco tempo que o nome vira um mero detalhe, não é mesmo? Afinal, são todos filhos – mas se bobear, até o nome do cachorro entra no meio!

6. Ver o dinheiro sair voando

Reprodução/Tumblr Black-ishabc Reprodução/Tumblr Black-ishabc

Todo mundo sabe que ter filhos não é nada barato – é plano de saúde, fralda, mensalidade da escola, uniforme, curso de inglês, excursão, viagem de férias… E quanto mais filhos, mais apertado o orçamento fica. Haja malabarismos para fechar o mês e desapego quando surgem gastos que não estavam previstos.

7. Separar as brigas

Reprodução Reprodução

Colocar de castigo, conversar, tirar o video-game… Quando se tem mais de um filho, não faltam estratégias para tentar fazer com que eles briguem menos e que consigam se entender rapidamente. Mas não importa o quanto você se esforce, inevitavelmente algum dia eles vão dar aquele show no meio do supermercado e sair puxando cabelo e distribuindo chutes nas canelas. Acontece… O importante é ensiná-los sempre a importância de pedir desculpas.

8. Ter energia

Thinkstock/ Getty Images Thinkstock/ Getty Images

Sabe quando você passa a noite toda acordando para amamentar e para fazer o bebê parar de chorar? Então, pensa no dia seguinte e naquela disposição que você NÃO TEM e no seu filho mais velho que está louco para brincar! E como o primogênito também precisa da sua atenção, você tira forças sabe-se lá de onde e dá conta de tudo – mas depois, qualquer lugar serve para aquela cochilada estratégica. Afinal, não dá para perder nenhuma oportunidade de descansar…

9. Dividir a cama com muita gente

Thinkstock/Getty Images Thinkstock/Getty Images

Só quem tem mais de um filho sabe o que é acordar no meio da madrugada quase caindo da própria cama. É marido de um lado, travesseiros do outro e crianças dormindo profundamente por toda parte. E não importa que todos tenham suas caminhas e já estejam acostumados a dormir sozinhos. Vira e mexe há algum mistério que conduz todos os filhos na mesma noite para a cama dos pais.

10. Amar e ser amada em dobro, triplo… 

Reprodução/ Grey's Anatomy Reprodução/ Grey’s Anatomy

Pode ser mais difícil, dar um gasto daqueles e uma canseira da qual a gente provavelmente só vai se recuperar quando eles entrarem na faculdade, mas a verdade é que ser mãe de muitos é amar e ser amada múltiplas vezes. É mais beijinho, mais carinho e mais “mamãe, te amo” que a gente escuta. E aí tudo, tudo vale a pena! heart

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Leila Batista Siva

    É exatamente isso que acontece comigo é ate engraçado sou mae de duas princesinha que sao sapeca as vezes mas realmente o amor e duplo por mim “sò amo “

    Curtir