10 nomes inspirados nas jogadoras da seleção feminina de futebol

Vai Brasil! Veja o significado dos nomes das craques da seleção brasileira e se inspire nelas para batizar sua menina.

Por Chloé Pinheiro Atualizado em 18 jun 2019, 14h45 - Publicado em 18 jun 2019, 14h35

A seleção brasileira passa por um momento decisivo da Copa do Mundo de futebol feminino nessa terça ao enfrentar a Itália. Independente de qual for o resultado do jogo, uma coisa é fato: o time já conquistou os corações do país e mostrou muita garra em campo. Se você está esperando uma menina e está em dúvidas quanto ao nome, que tal aproveitar a ocasião para homenagear as jogadoras?

Confira abaixo o significado dos nomes das craques e encontre na nossa ferramenta Nomes de Bebês outras centenas de ideias!

Andressa

Continua após a publicidade

São duas na seleção. A titular Andressa Alves, atacante que se lesionou no início da Copa, e Andressinha, meia de 24 anos que é uma revelação do futebol feminino. Por ser a forma feminina de André, que significa másculo, viril, muitos estudiosos interpretam que esse nome de origem grega teria, originalmente, a ver com coragem.

Bárbara

A super goleira titular impressionou pela qualidade técnica. Seu nome tem um significado curioso. Na Antiguidade, bárbaro era o termo dos romanos para designar estrangeiros. Acredita-se que, com isso, Bárbara passou a ser usado para batizar mulheres de aparência estrangeira e a popularidade do nome saltou a partir do século IV, com Santa Bárbara, que morreu jovem, decapitada por ordem do pai ao se assumir cristã.

Continua após a publicidade

 

Beatriz

Nome de outra jogadora jovem da seleção e promessa de gol, Beatriz Zaneratto. O nome significa aquela que traz muitas alegrias e ficou famoso no século XIV, quando foi lançada A Divina Comédia Humana, de Dante Aligheri. Que venham muitas alegrias pelos pés da Bia!

Continua após a publicidade

 

Cristiane

Continua após a publicidade

Um nome que já foi muito popular no Brasil e que, com o sensacional desempenho da artilheira da seleção promete voltar com tudo! Seu nome significa “seguidora” e é considerado a forma feminina de Cristo. E quem duvida que há algo divino na maneira como ela joga?

Débora

A atacante Debinha é um dos destaques da seleção brasileira por suas assistências elaboradas e velocidade. O nome tem origem hebraica e quer dizer abelha. Existe uma Débora no Antigo Testamento também, juíza e profetisa de Israel, responsável por conduzir o povo hebreu a importantes vitórias.

View this post on Instagram

Game day! ⚽️🇧🇷

A post shared by Debinha7 (@debinhaa7) on

Continua após a publicidade

 

Leticia

A lateral Letícia Santos é uma das peças chaves do time, atuando na elaboração de jogadas e reforçando o setor defensivo. A alcunha, derivada do latim Laetitia, indica aquela que traz felicidade.

Continua após a publicidade

 

Ludmila

Outra revelação que vem entrando para complementar a força ofensiva do time durante a Copa do Mundo. O nome Ludmila é eslavo, e significa “A amada do povo”.

Continua após a publicidade

 

Marta

Unanimidade entre o futebol feminino e masculino, ela é a rainha dos campos, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. De origem aramaica, o nome significa “a senhora”, e batiza também uma santa.

Continua após a publicidade

 

Monica

A lateral raçuda Monica Hickmann tem 32 anos e, além de defender a camisa verde e amarela, está hoje no Corinthians. A origem do seu nome não é bem estabelecida. Alguns dizem que seria um nome africano, porque há registros antigos de mulheres chamadas assim vindas desse continente. Outros apostam que Mônica também poderia ser um nome fenício.

Continua após a publicidade

 

Tamires

A única mãe da seleção tem uma história linda de superação, pois precisou deixar de lado o futebol algumas vezes para se dedicar à família. O significado do nome é incerto como sua origem, mas acredita-se ser um derivado do árabe Tamir, que significa “rica em tâmaras”, fruto da região.

Continua após a publicidade
Publicidade