10 livros para ajudar as crianças na hora dormir

Contar uma história para os pequenos antes de eles pegarem no sono é ótimo para que tenham uma noite tranquila. Saiba mais!

A maioria dos pequenos adora ouvir histórias. Quando o narrador é o papai ou a mamãe, então, nem se fala! E se a contação puder ser feita na cama da criança, melhor ainda. Com tudo isso, já deu para entender por que a meninada adora histórias antes de pegar no sono, né? “Esse pode ser um encontro muito gostoso em família; um ótimo momento de aconchego antes da hora de dormir, de encontro entre pais e filhos, que ficará marcado para sempre na memória”, destaca a psicóloga infantil Daniella Freixo de Faria, especializada em psicologia analítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O hábito de ler um livro para os baixinhos na cama estreita os vínculos familiares. “A história passa a ser um assunto comum entre os pais e a criança”, diz Daniella. Além disso, a prática contribui para que os pequenos se sintam ainda mais seguros e à vontade no seu quarto – facilitando o sono. “É um lugar de brincadeira, de descobertas e de encontro. Assim, pegar no sono ali se torna mais simples”, garante a psicóloga.

A dica para que o processo de adormecimento seja tranquilo é contar histórias leves e que se aproximem do cotidiano do filhote. Mais: torne esse momento o mais gostoso possível. “Na hora do sono, é fundamental que a criança já esteja relaxada, tranquila e aberta a recebê-lo”, comenta Daniella Freixo. Portanto, além da historinha, a dica da especialista é dar bastante carinho – com beijos e abraços, por exemplo.

Contando histórias

Eleger enredos que tenham a ver com o dia a dia do seu filho é importante para ajudá-lo a resolver conflitos e construir um repertório maior. E isso vale para qualquer idade: segundo Daniella Freixo, já nos primeiros anos de vida é possível despertar o interesse pelos livros. “Com crianças menores funcionam melhor histórias curtas; já com as maiores, é possível ler um livro mais longo, elas adoram!”, recomenda a psicóloga infantil.

A dica é escolher as historinhas junto com os pequenos. “Mostre as figuras e faça vozes. Quanto mais viva a história, mais interessada ficará a criança. A magia da leitura e de se viajar por meio dela é uma descoberta que podemos viver com nossos filhos”, assegura Daniella.

Selecionamos alguns livros que têm o propósito de ajudar a criançada na hora de pegar no sono e, de quebra, contribuir para o seu desenvolvimento e para os laços familiares. Confira:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s