Que especialidades médicas a criança deve visitar no início da vida?

Entenda quando deve ocorrer a primeira consulta com o oftalmologista, odontopediatra e outras especialidades.

Para se certificar sobre a saúde dos filhos, os pais podem acabar recorrendo a diversas especialidades médicas nos primeiros anos de vida. Mas, durante toda a infância, o ideal é que o pediatra seja o responsável por avaliar o desenvolvimento da criança e, se for preciso, encaminhá-la para outros profissionais.

“Ele está preparado para avaliar a criança em todos os aspectos do crescimento, orientar os pais e tratar até 95% das patologias”, destaca comenta Régis Ricardo Assad, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A especialidade deve começar a fazer parte da vida do bebê enquanto ele ainda está na barriga, por volta da 32ª semana de gestação.

“Já no berçário o bebê fará o testes do pezinho, orelhinha, linguinha, olhinho e do coraçãozinho. Se houver qualquer alteração em um deles, aí sim será necessário procurar um especialista“, explica o Assad. Mesmo depois do nascimento, quando surge um sintoma diferente, os pais devem procurar primeiro o médico de confiança, que tem uma visão mais ampla sobre a criança e poderá orientar melhor a família.

A orientação vale inclusive para casos de procura ao pronto-socorro. “Ele deve ser apenas para urgências e emergências, porque a consulta ali não é aprofundada, e a criança pode acabar tomando medicamentos e fazendo exames desnecessários”, destaca Assad.

A primeira visita ao oftalmologista

A Sociedade Brasileira de Pediatria ressalta que a visita mais importante deve ocorrer por volta dos três anos de vida. “É importante para afastar pequenos estrabismos ou a anisometropia, condição em que os graus de óculos são muito diferentes em cada olho”, orienta Sulim Abramovici, pediatra presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). “Se ambas as situações não forem corrigidas na infância, o desenvolvimento da visão do olho de maior grau estará comprometida”, completa o médico.

Consultas preventivas antes desse período devem ser feitas para crianças que nasceram prematuras, possuem pais ou familiares próximos com graus médios, fortes ou estrabismo, e ainda portadores de doenças genéticas ou neurológicas.

Quando levar ao odontopediatra?

Ao surgimento dos primeiros dentes, que pode ocorrer até o primeiro aniversário. Caso eles não apareçam, procure o profissional por volta dos 12 meses, para solicitar radiografias e verificar se está tudo bem sob a gengiva. Depois disso, o dentista deve ser visitado regularmente, mas especialmente por volta dos dois anos e meio, no final do nascimento dos dentes de leite, e quando os primeiros permanentes despontam, aos seis anos. 

Preciso levar ao otorrino para fazer teste de audição?

O teste da orelhinha, feito na maternidade, mede a capacidade do sistema auditivo periférico, e dispensa exames adicionais nos primeiros anos de vida. O profissional só é acionado se o pediatra detectar alguma alteração durante as consultas de acompanhamento, ou os próprios pais notarem que a criança está com dificuldade de escutar — e, neste caso, o médico que já a acompanha deve ser consultado primeiro.

De quanto em quanto tempo ir no pediatra?

A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza o seguinte esquema:

  • Antes do parto: uma consulta por volta da 32ª semana de gestação.
  • Pós-parto: consulta na primeira semana e uma vez por mês até o sexto mês.
  • Do sexto mês em diante: consultas trimestrais até o segundo aniversário.
  • Do 24º mês em diante: consultas semestrais até o quarto aniversário.
  • Dos quatro anos em diante: uma vez por ano até os 19 anos.
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s