Qual o melhor tipo de bico de mamadeira para o meu bebê?
Os bicos geralmente são feitos de silicone ou látex e podem liberar um fluxo maior ou menor de leite, que vai depender da idade dos pequenos
Os bebês, sem dúvidas, trazem muitas alegrias ao lar e papais e mamães costumam estar atentos para proporcionar o melhor conforto para eles. No entanto, são tantos os produtos dedicados aos pequenos que é fácil ficar indeciso na hora de escolher alguns itens.
Não seria diferente com a mamadeira. Aliás, nem mesmo com uma parte específica dela, que é o bico. Existe uma grande variedade de tipos de bicos de mamadeira no mercado, mas como escolher a ideal para seu bebê?
Variação de materiais
Há dois tipos de materiais utilizados para os bicos de mamadeira: silicone e látex.
O látex é um tipo de borracha natural, extraído de plantas. É mais macio e flexível e seu toque é mais semelhante ao peito materno, por isso alguns bebês podem preferir esse material. Contudo, o látex também costuma desgastar mais rápido, podendo rasgar mais facilmente e, além disso, causar alergia em alguns bebês.
Já os bicos de silicone são mais firmes e “artificiais”, mas também menos propensos a desgastes — e também não absorvem cheiros e sabores, o que acontece com alguma frequência nos bicos de látex. Além de serem mais duráveis e fáceis de limpar, também não costumam causar alergias.
Diferentes fluxos para diferentes idades
Outra diferença dos bicos de mamadeira diz respeito ao fluxo, ou seja, a quantidade de líquido que ele é capaz de liberar. Existem bicos de fluxo lento, médio e rápido.
De maneira geral, o fluxo está associado à capacidade de sucção do pequeno. Normalmente, bebês mais novos tendem a mamar em fluxos mais lentos. Conforme forem crescendo, vão ganhando mais habilidade e o fluxo também vai aumentando.
Portanto, costuma-se dividir os bicos em:
- Bicos de fluxo lento: mais adequado aos recém-nascidos até os 3 meses de idade;
- Bicos de fluxo médio: geralmente, são para bebês com um pouco mais de força de sucção, entre os 3 e 6 meses;
- Bicos de fluxo rápido: para os pequenos já não tão pequenos assim, a partir dos 6 meses, quando já estão acostumados à mamadeira.
Também existem opções de bicos de mamadeira anticólica e refluxos, que funcionam reduzindo a ingestão de ar, prometendo menos refluxos e cólicas nos bebês.
Preste atenção às necessidades do seu bebê
É importante entender, no entanto, que essas divisões são referências e podem variar de bebê para bebê. Para escolher o bico correto para o seu filho, é preciso observá-lo e ajustar da maneira mais adequada às necessidades dele.
Além disso, recomenda-se substituir o bico com uma frequência de 2 ou 3 meses ou em quaisquer casos de desgastes como rachaduras, furos ou se o fluxo estiver maior do que o desejado.