Crianças aprendem melhor com personagens humanos, diz estudo

Segundo o trabalho, histórias com humanos seriam mais eficazes em ensinar valores aos pequenos. Entenda por que e qual a importância da ficção na infância!

Por Chloé Pinheiro 9 set 2017, 09h15

A lebre e a tartaruga? O patinho feio? Nada disso! Segundo uma nova pesquisa, contos com protagonistas humanos transmitem melhor valores morais aos pequenos.

O trabalho da Universidade de Toronto, no Canadá, comparou como cerca de cem crianças se comportavam após ouvirem a lenda de uma raposa que aprendia a importância de dividir ou a mesma narrativa, só que com humanos no lugar dos animais.

Para ter certeza de que a moral da história faria diferença, um terceiro grupo leu um livro sobre sementes. Ao fim da leitura, os voluntários, com idades entre 4 e 6 anos, receberam 10 adesivos como recompensa e foram comunicados que os outros participantes não ganhariam nenhum adesivo. Depois, se quisessem, poderiam doar o que receberam às outras crianças sem que o pesquisador estivesse olhando.

Como resultado, quem tinha escutado a versão humana foi mais generoso do que quem ouviu a fábula com animais. “No geral, as crianças agiram mais de acordo com a moral da história com pessoas”, comentou Patricia Ganea, professora de desenvolvimento cognitivo da instituição canadense e autora do estudo, em comunicado para a imprensa.

A ideia do grupo de cientistas é chamar a atenção dos autores de livros infantis para o tema, para que desenvolvam contos mais realistas, o que melhoraria a capacidade de absorção das crianças.

O papel da ficção no caráter do filho

Por volta dos 2 anos, a criança começa a construir seu próprio mundo de faz-de-conta, processo importante para o desenvolvimento cognitivo do pequeno. E, mesmo antes desse período, os pais podem já começar a ler para os bebês, pois o fato da imaginação ganhar asas tem grande valor para a criação dos baixinhos.

“Histórias são lúdicas e apresentam conceitos em uma linguagem acessível para eles, que é a do imaginário”, comenta Deborah Moss, neuropsicóloga mestre em desenvolvimento infantil pela Universidade de São Paulo.

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Na hora de escolher os títulos que serão apresentados, não precisa fugir dos contos com animais, apesar do achado do novo trabalho. “A criança tem capacidade de projetar situações e entender o simbolismo até mais do que o adulto, o importante é que os pais expliquem o que está acontecendo e transmita a história aos filhos”, completa a neuropsicóloga.

A dica é oferecer um cardápio variado de contos aos pequenos, sem se esquecer de ressaltar as características humanas e os sentimentos dos personagens, sejam eles animais, objetos ou pessoas.

Veja abaixo uma listinha de livros que preparamos:

1. As aventuras de Pinóquio – Carlo Collodi 
O clássico da literatura mundial é fácil de ser contado e passa uma mensagem importante: mentir é ruim.

Divulgação/Divulgação

2. O menino do dedo verde – Maurice Druon 
Um dos primeiros livros do mundo a explicar ecologia para as crianças, conta de maneira simples a história de um menino com um dom poderoso.

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3. Peppa – Silvana Rando
Conta a história de uma menina que nasceu com o cabelo bem cacheado e volumoso. Mais do que isso, os fios eram os mais fortes do mundo!

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4. Coleção Minha Casinha de Conto de Fadas – Yoyo Books 
Contos famosos e cheios de lições valiosas, como “Mogli, o Menino Lobo”, adaptados para crianças de 1 a 4 anos.

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