Conheça os marcos do desenvolvimento dos primeiros meses do bebê

Saber identificar as mudanças que ocorrem em cada salto de desenvolvimento é essencial para acompanhar o crescimento do bebê

Por Valentina Bressan
12 ago 2024, 07h00
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Aos dois meses, os bebês geralmente conseguem levantar a cabeça quando estão de bruços, sustentando-se nos braços.  (shurkin_son/Freepik/Reprodução)
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O desenvolvimento dos bebês nos primeiros meses de vida é veloz e dinâmico, e por mais bem informados que os pais sejam, essa fase é recheada de dúvidas: como saber se a criança atingiu os marcos adequados na idade certa? E se não atingiu, que problemas podem estar relacionados a isso? 

De cara, é preciso lembrar que cada bebê é um indivíduo único e desenvolve suas habilidades de formas diferentes. É normal que crianças com a mesma idade apresentem capacidades distintas. 

No entanto, é importante observar alguns marcos básicos para ter certeza de que tudo corre bem no crescimento dos pequenos. Observar como o bebê se move, brinca e interage dá indícios do desenvolvimento.

De acordo com o psicólogo Jean Piaget, dos 0 aos 2 anos, a criança se encontra no estágio sensório-motor. Isso significa que a inteligência do bebê se desenvolve a partir da interação com outras pessoas, objetos e com o meio. É nessa fase, de grandes saltos cognitivos, que a linguagem começa a surgir. 

Por isso, o estímulo dos pais nessa fase é tão importante – é quando o cérebro se complexifica e é altamente sensível à influências. 

Que comportamentos são esperados nos primeiros meses de vida?

Ao nascer, os bebês já apresentam alguns reflexos automáticos, que costumam desaparecer nos primeiros meses de vida. Ao tocar a palma da mão do recém-nascido, é esperado que ele feche o punho com força. Ao deitar de costas, o bebê vai virar a cabeça para o lado, estender os braços e pernas para o lado preferido e flexionar os membros opostos. 

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Outro movimento desta fase é o de sucção, que ocorre toda vez que se toca os lábios, as gengivas ou o palato do bebê. No primeiro mês de vida, ele também desenvolve a marcha automática: quando segurado por debaixo dos braços sobre uma superfície plana, ele faz movimentos de caminhada. 

O recém-nascido também já é capaz de perceber quando alguém fala, chorar e responder a sons. Do primeiro ao segundo mês de vida, habilidades como levantar e sustentar a cabeça, reagir a um sorriso e produzir sons como “gú” e “gã” são esperadas. 

Aos dois meses de vida…

O bebê deve começar a desenvolver a capacidade de segurar objetos e produzir alguns sons mais elaborados. Em relação às habilidades físicas, ele se torna capaz de levantar a cabeça quando está de bruços, sustentando-se nos braços. 

Nessa fase, ele já responde ativamente a estímulos externos. Além de chorar, o bebê ri e sorri quando estimulado pelos outros. Também movimenta avidamente os membros. 

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Aos três meses de vida…

Dos três aos quatro meses, é esperado que o bebê responda cada vez mais ativamente ao contato social. Os sons emitidos por ele se complexificam e ele se torna mais capaz de brincar com os sons da fala. 

Fisicamente, ele começa a desenvolver a habilidade de levantar a cabeça quando está de bruços. 

Aos quatro meses…

O bebê começa a desenvolver a capacidade de buscar objetos para pegar por conta própria e conduzi-los à boca – por isso, a atenção dos pais deve ser redobrada nessa fase. 

Ele também segue atentamente os sons e, em relação ao movimento, consegue rolar e trocar de posição por vontade própria. 

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Ele já ri sozinho para chamar a atenção. Também se mantém atento aos movimentos dos pais e sons emitidos por eles. Em questão de linguagem, emite sons especialmente quando alguém se dirige a ele, e vira a cabeça para escutar quem fala. 

Possíveis problemas de desenvolvimento

O pediatra responsável pelos cuidados médicos do bebê deve estar atento aos marcos de desenvolvimento atingidos pela criança, e fazer perguntas aos pais a cada consulta. 

Transtornos do espectro autista, de hiperatividade ou a síndrome de Down podem estar relacionados a esse tipo de diferença nos marcos de desenvolvimento. No entanto, para identificar atrasos no desenvolvimento cognitivo e motor, uma avaliação neurológica pode ser realizada em caso de dúvidas.

A estimulação precoce é a principal maneira de manter o bebê nos trilhos para um crescimento saudável.

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