Brincadeiras para crianças de 3 anos: 15 ideias fáceis e divertidas
Crie laços com os seus filhos por meio de brincadeiras simples e divertidas

Brincar é uma das partes mais importantes da infância. Além de garantir momentos de alegria, as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento social, emocional e motor das crianças. Aos 3 anos, os pequenos já têm mais autonomia para explorar o mundo ao redor e demonstram maior interesse por atividades que envolvem movimento, imaginação e desafios simples.
Nessa fase, brinquedos que podem ser montados e desmontados, brincadeiras de faz de conta e atividades com massinha ou tinta fazem o maior sucesso. Além disso, jogos que estimulam a coordenação motora e o equilíbrio também são indicados.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 15 brincadeiras divertidas e educativas para crianças de 3 anos. Confira:
1. Batata quente diferente
- Número de participantes: a partir de 4A tradicional brincadeira ganha um toque moderno! Sente-se em roda e programe a câmera do celular no modo timer. O aparelho passa de mão em mão como uma “batata quente”. Quem estiver segurando quando a foto for tirada pode escolher uma nova brincadeira ou um desafio divertido.
2. Estátua
- Número de participantes: a partir de 3Coloque uma música e deixe as crianças dançarem à vontade. Quando a música parar, todos devem congelar na posição em que estão. Quem se mexer primeiro, sai da rodada.
3. Passa anel
- Número de participantes: a partir de 4Uma criança segura um anel entre as mãos e passa suas mãos entre as dos outros participantes, fingindo entregar o objeto. No final, alguém deve adivinhar com quem ficou o anel.
4. Mãos na massa
- Número de participantes: a partir de 1Fazer massinha caseira é uma atividade sensorial e divertida. Misture 4 xícaras de farinha, 1 xícara de sal, 1 ½ xícara de água, 3 colheres de óleo e corante alimentício para criar massinhas coloridas e macias.
5. Teatro de fantoches
- Número de participantes: a partir de 2Com fantoches ou meias customizadas, as crianças podem inventar histórias e encenar personagens. Essa brincadeira estimula a criatividade e a expressão verbal.
6. Bolhas de sabão
- Número de participantes: a partir de 1Misture duas colheres de detergente com um copo de água e use um canudo para assoprar e criar bolhas. Desafie as crianças a fazerem a maior bolha possível!
7. Corre-cotia
- Número de participantes: a partir de 4Os participantes se sentam em roda enquanto uma criança circula segurando um lenço. No final da música “Corre cutia na casa da tia”, o lenço é deixado atrás de alguém, que precisa correr para pegar o primeiro antes que ele ocupe o lugar vago.
8. Caça ao tesouro
- Número de participantes: a partir de 4Esconda pistas pela casa levando até um “tesouro” escondido. Pode ser um brinquedo, um docinho ou um abraço especial!
9. Morto-vivo
- Número de participantes: a partir de 4As crianças formam uma fila e obedecem ao comando do líder. Ao ouvir “morto”, elas devem se abaixar. Se for “vivo”, precisam ficar de pé. Quem errar, sai do jogo.
10. Boliche caseiro
- Número de participantes: a partir de 2Use garrafas PET como pinos e uma bola leve para jogar. Cada criança tem duas chances de derrubar o maior número de pinos possível.
11. Telefone sem fio
- Número de participantes: a partir de 4Forme uma roda e deixe a primeira criança sussurrar uma mensagem no ouvido do colega ao lado. A frase vai passando até o último participante, que deve dizer em voz alta o que entendeu. O resultado costuma ser engraçado!
12. Não me faça rir
- Número de participantes: a partir de 2Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta segurar a risada. Quem rir primeiro perde e a brincadeira recomeça.
13. Casinha
- Número de participantes: a partir de 1Usando bonecas, bichinhos de pelúcia ou objetos do dia a dia, as crianças criam histórias e interpretam papéis, estimulando a imaginação.
14. Batata quente
- Número de participantes: a partir de 4Sentadas em roda, as crianças passam um objeto rapidamente enquanto alguém canta “batata quente, quente, quente… queimou!”. Quem estiver segurando o objeto quando a música parar sai da rodada.
15. Desenho maluco
- Número de participantes: a partir de 3Cada participante desenha uma parte de um personagem (cabeça, tronco, pernas) sem ver o que os outros fizeram. No final, as folhas são abertas para revelar desenhos engraçados!
A importância das brincadeiras na infância
Além de garantir diversão, as brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades motoras, emocionais e cognitivas nas crianças. Jogos que envolvem desafios, música, coordenação e criatividade são essenciais para estimular o aprendizado e a socialização. Por isso, sempre reserve um tempinho para brincar com seu filho e incentive a imaginação dele com atividades lúdicas e educativas.