Atividades divertidas e práticas para observar o crescimento do seu bebê

Algumas brincadeiras para entreter os pequenos e analisar o seu crescimento

Por Redação Pais e Filhos
6 mar 2025, 17h00
fala
 (Divulgação/Pinterest)
Continua após publicidade

O desenvolvimento do bebê acontece de forma surpreendente e rápida nos primeiros meses de vida. À medida que ele cresce, começa a explorar o mundo ao seu redor de maneiras novas e fascinantes. Se você quer acompanhar esse progresso de perto, existem algumas atividades simples e seguras que podem mostrar os avanços de habilidades motoras e cognitivas do seu bebê. Confira cinco testes que podem ser feitos em casa:

Eu quero o que você quer!

Faixa etária: 6 a 12 meses

Coloque dois brinquedos semelhantes na frente do seu bebê e demonstre preferências diferentes. Ao mover a mão para um dos brinquedos, use expressões faciais negativas, como balançar a cabeça. No caso do outro brinquedo, use expressões positivas, como sorrir e brincar com ele. Depois, incentive seu bebê a escolher um dos dois.

Pesquisas mostram que, por volta dos 7 meses, os bebês tendem a preferir o mesmo brinquedo que o adulto escolheu, sugerindo que eles se baseiam nas preferências das pessoas próximas para formar as próprias escolhas. Esse comportamento está relacionado ao desenvolvimento da imitação, um marco importante para a socialização e aprendizado.

Causa e efeito

Faixa etária: 2 a 4 meses

Deite seu bebê de costas no berço e amarre levemente uma fita ao pulso dele, prendendo a outra ponta em um brinquedo suspenso. Supervisione o experimento e remova a fita ao final. A ideia é que ele perceba que, ao mover o braço, o brinquedo também se movimenta.

Um estudo japonês revelou que, com o tempo, os movimentos do bebê tornam-se mais direcionados. Aos dois meses, ele tende a mover os braços e as pernas de forma igual. Aos três meses, começa a usar mais os braços. Aos quatro meses, foca no braço preso ao brinquedo, demonstrando maior controle e compreensão de causa e efeito.

Além disso, estudos indicam que o desenvolvimento motor e o controle visual estão fortemente interligados. Esse tipo de atividade ajuda a melhorar a coordenação motora fina e a percepção espacial , habilidades que são essenciais para o aprendizado e a exploração do mundo à medida que o bebê cresce.

Continua após a publicidade

Pés lideram o caminho

Faixa etária: 2 a 6 meses

Agite um brinquedo perto do seu bebê para que ele possa tocá-lo com as mãos. Depois, aproxime o brinquedo dos pés. Curiosamente, os bebês costumam tocar o brinquedo com os pés antes de conseguir alcançá-lo com as mãos.

Pesquisadores observaram que, em média, os bebês tocam objetos com os pés por volta de 3 meses de idade, mas só dominam o alcance com as mãos aos 4 meses. Isso acontece porque as pernas têm amplitude de movimento mais limitada, facilitando os movimentos intencionais nessa fase.

Sentido da aranha

Faixa etária: 4 a 12 meses

Imprima três desenhos de aranhas diferentes: uma normal, uma com características parcialmente alteradas e outra com as características completamente embaralhadas. Mostre as imagens ao bebê e veja qual delas chama mais atenção.

Estudos indicam que os bebês olham por mais tempo para a imagem inalterada da aranha. Isso sugere uma capacidade inata de reconhecer padrões que historicamente representaram ameaças para os humanos, mesmo que o bebê nunca tenha visto uma aranha antes.

Continua após a publicidade

Resposta sob pressão

Faixa etária: 0 a 6 meses

Deite seu bebê de costas e aplique pressão leve no centro das palmas das mãos dele com seus polegares. Segure por um segundo e observe a reação.

A maioria dos bebês abre a boca em resposta a essa pressão, um reflexo conhecido como reflexo de Babkin. Esse comportamento pode ser útil para pais e mães que enfrentam dificuldades com a alimentação do bebê, pois estimula a abertura da boca.

Observando o progresso

Esses testes são maneiras práticas de acompanhar o desenvolvimento do bebê em casa. No entanto, cada criança tem seu próprio ritmo, então é importante não comparar e respeitar o tempo de cada uma. Se notar algo diferente ou quiser tirar dúvidas, consulte o pediatra para orientações mais detalhadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.