APAE capacita docentes sobre atraso no desenvolvimento infantil

A instituição iniciou um programa para disseminar informação e orientar os educadores a atuarem de maneira preventiva.

Assim como os pais, os professores participam ativamente da rotina das crianças e, muitas vezes, são responsáveis por identificar quando algo não está indo bem. Para capacitá-los ainda mais, a APAE de São Paulo lançou o projeto “Pequenos Gigantes”, que oferece critérios específicos para que sinais de atraso no desenvolvimento dos pequenos de 0 até 4 anos sejam avaliados.

O programa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, engloba os Centros de Educação Infantil (CEIs) da capital paulista. Durante o processo, que durou 14 meses, os educadores contaram com fases presenciais, assessoria à distância e um manual de orientação – que está disponível para consulta na internet.

O intuito é disseminar informação e agir de maneira preventiva, para que indícios como déficit de linguagem ou motor, pouca interação social e até limitações físicas sejam avaliadas e anotadas em um registro pedagógico. Dessa maneira, os professores poderão encaminhar os alunos para centros de acompanhamento.

Segundo dados da instituição, 1802 profissionais fizeram a capacitação e, com o conteúdo acessível na web, esse número tende a crescer. “O principal propósito do guia é propiciar ao educador a ampliação de seu repertório de ação e incidir na busca de melhores práticas para garantir o atendimento ideal à criança, tanto no contexto educacional como no da saúde”, reforça Aracélia Lúcia Costa, superintendente-executiva da APAE de São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s