O desfralde costuma ser um momento intenso e cheio de novas descobertas para pais e filhos. Trata-se do primeiro sinal de que a criança está ganhando independência, e quem se prepara com alguma antecedência consegue enfrentar o período com mais tranquilidade.
De acordo com especialistas, a melhor estação do ano para iniciar o processo é o verão, pois, no calor, os pequenos usam menos roupa e geralmente a frequência de idas ao banheiro diminui. Essa fase da vida chega quando o bebê tem por volta de 2 anos de idade. O percurso pode ser longo e é preciso ter muita paciência para respeitar o tempo de cada criança.
Pela manhã, o recomendado é levar o pequeno ao banheiro assim que se levantar, para que o primeiro xixi do dia seja feito no vaso sanitário. Espere um pouco para tirar a fralda noturna: quando seu bebê conseguir ficar sem usar nenhuma durante o dia ou quando acordar com a fralda seca por pelo menos quatro noites seguidas, dá para arriscar dormir sem.
Boas soluções no banheiro são muito bem-vindas e ajudam no processo. Criar um ambiente lúdico estimula a criança a abraçar o desafio de usar a bacia, assim como a começar a se lavar sozinha – ainda que necessite da supervisão dos pais. A linha Kids, da Deca, por exemplo, possui produtos destinados a esse período da vida infantil.
“A bacia Kids na versão com caixa acoplada conta com um sistema de travamento inovador e seguro da tampa da caixa, evitando que ela se solte e prenda os dedinhos ou que caia sobre a criança. Além disso, o assento possui tecnologia slow close, que evita o fechamento brusco sobre as mãos. E a altura da bacia é de 30,5 centímetros, perfeita para os pequeninos”, explica Theo Vieira, gerente de marketing da Deca. Outra vantagem é que o tubo de ligação do adaptador permite a instalação de uma bacia convencional quando a criança crescer, sem a necessidade de quebra-quebra.
O uso de cores alegres, como vermelho e azul, chama a atenção e deixa o espaço com a cara dos pequenos usuários. Além disso, ainda auxilia no aprendizado dos nomes das cores. “É preciso oferecer uma experiência lúdica e divertida aos pequenos. O azul e o vermelho são cores vibrantes e que trazem uma inovação nesse aspecto. O banheiro se torna uma extensão do universo das crianças”, completa.