Joana, Frida, Clarice... Quem sabe a bebê não carrega consigo a personalidade poderosa destas mulheres, né?
Joana deriva do hebraico e significa “Deus é misericordioso” e fica ainda mais poderoso por remeter à figura da Joana D’arc, heroína francesa que garantiu importantes vitórias durante a Guerra dos Cem Anos e uma personalidades femininas mais conhecidas da história.
Frida Kahlo é uma pintora mexicana e uma das precursoras do movimento feminista. Libertária e dona de obras marcantes, ela enaltecia a cultura de seu país, mas sempre com um olhar crítico. De origem germânica, significa “a pacífica” ou “aquela que traz paz”.
“O jeito mais eficiente de fazer algo é fazendo”. Quem disse essa frase famosa foi Amelia Earhart, pioneira na aviação nos Estados Unidos e primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. O nome pode ser traduzido como “trabalhadora” ou “ativa”.
O 31° nome mais registrado no ano de 2019 tem origem latina e pode ser traduzido como “vigorosa” ou “cheia de disposição ou saúde”. O nome é ainda mais icônico pela associação com a russa Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço.
A escritora e jornalista Clarice Lispector é uma das maiores figuras da literatura nacional e autora de obras muito ricas.. O nome próprio em si é derivado do latim “Claritia”, usado para mulheres destinadas à fama e
à popularidade.
Os fãs de jazz certamente conhecem Ella Fitzgerald. A cantora fez sucesso na década de 40, mas seus 60 anos de carreira a consolidaram como uma lenda em todo o mundo. O nome inglês significa algo como “luz brilhante”.
Eleanor Roosevelt foi uma grande ativista pelos direitos humanos, que ocupou o cargo de primeira-dama dos Estados Unidos por doze anos. De origem francesa, o nome significa algo como “aquela que reluz” ou “iluminada”.
Dandara dos Palmares foi uma importante líder militar brasileira, que lutou corajosamente pela libertação dos escravos no país. Seu nome quer dizer “princesa guerreira” ou “princesa negra”.
Nina Simone é o nome artístico da conhecida pianista, cantora e compositora norte-americana, que também teve papel representativo na luta pelos direitos civis dos negros. O curtinho vem do espanhol, e significa “garota graciosa”.
Conhecida como "Lady Di", Diana Spencer foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, e se tornou um verdadeiro símbolo na realeza britânica, principalmente por ter rompido com protocolos antigos. E o significado de seu nome reluz sua personalidade: “divina”.