Os desconfortos na barriguinha, que levam a crises de choro e irritação no bebê, podem ser amenizados com técnicas fáceis e toques suaves.
Sabemos como é difícil presenciar o desconforto do bebê quando ele está passando por uma crise de cólicas. Mas para aliviar o sofrimento, existem massagens bem simples para aplicar no nenezinho a fim de amenizar toda a turbulência intestinal.
Escolha um ambiente calmo e silencioso. Um banho antes ou após a técnica (caso você opte por usar óleo de amêndoas infantil), próximo ao horário em que ele costuma sofrer com as cólicas, também ajuda. Respire fundo, aqueça uma mão na outra e vamos para a massagem!
Esta massagem deve ser feita na barriguinha no sentido horário, que é a direção que o intestino funciona. Só lembre-se de não massagear por muito tempo, pois a fricção pode machucar a pele de bebê.
Aqui, o ideal é deixar a criança de bruços sobre a barriga dos pais. Os cuidadores também podem posicionar uma das mãos na barriga do pequeno, para esquentar e fazer uma leve pressão.
Outra opção para auxiliar a criança a soltar os gases presos, que podem estar associados às cólicas, é a técnica de dobrar as pernas dele e empurrá-las um pouco em direção à barriguinha.
Qualquer toque no corpo do bebê, em um ambiente tranquilo, pode acalmá-lo, seja nas mãozinhas, pernas ou barriga. Se preferir, use o óleo de amêndoas infantil (sempre antes do banho), que vai facilitar o trabalho de deslizar as mãos.