maneiras de descobrir (e apoiar) atividades que a criança realmente gosta

Pais podem ajudar na descoberta das verdadeiras paixões dos filhos, que vão além do que se aprende na escola.

por Ketlyn Araujo 

5

Para que crianças sigam sonhando (e realizando!) reunimos ações que podem ajudar a estimular a paixão dos pequenos ou até ajudá-los a descobrir do que realmente gostam. Só lembrem-se que somos seres em constante mudança e o que interessa hoje, pode não ser para a vida toda, ok?

1

É nesta hora que você consegue ver aquilo que faz os olhos das crianças brilharem. Pode ser o pequeno(a) adore usar fantasias, jogar futebol ou batucar. Se ele encontra prazer em certa atividades, pode ser que queira se aprofundar mais nela.

De olho nas
brincadeiras!

2

 Cursos básicos oferecidos nas escolas como judô e balé costumam nortear as escolhas dos pais. Porém, existe um mundo de atividades que podem ser mais interessantes para aquela criança e o jeito de descobrir isso é incentivando-a experimentar..

Permita que o pequeno experimente

3

Não adianta incentivar atividades se elas representam apenas os seus sonhos adormecidos. É importante deixar a criança livre para entender e assumir o que gosta, sem plantar dentro dela uma frustração por não corresponder aos seus desejos.

Não projete suas expectativas 

4

Em uma sociedade marcada por estereótipos e carreiras tradicionais, é comum que crianças sejam incentivadas a seguir caminhos dentro de padrões. Para mudar isso, mostre para seus filhos que gênero e senso comum não devem definir sonhos ou profissões.

Mostre que há possibilidades

5

A busca pela perfeição dificulta que a criança tente algo novo. Erros fazem parte da evolução e é saudável que aconteçam. Além do mais, nem sempre seremos os melhores em tudo que fazemos, mas se houver prazer e motivação, já vale a pena tentar.

Ensine a não ter medo de errar

Leia mais matérias em nosso site