Pais podem ajudar na descoberta das verdadeiras paixões dos filhos, que vão além do que se aprende na escola.
Para que crianças sigam sonhando (e realizando!) reunimos ações que podem ajudar a estimular a paixão dos pequenos ou até ajudá-los a descobrir do que realmente gostam. Só lembrem-se que somos seres em constante mudança e o que interessa hoje, pode não ser para a vida toda, ok?
É nesta hora que você consegue ver aquilo que faz os olhos das crianças brilharem. Pode ser o pequeno(a) adore usar fantasias, jogar futebol ou batucar. Se ele encontra prazer em certa atividades, pode ser que queira se aprofundar mais nela.
Cursos básicos oferecidos nas escolas como judô e balé costumam nortear as escolhas dos pais. Porém, existe um mundo de atividades que podem ser mais interessantes para aquela criança e o jeito de descobrir isso é incentivando-a experimentar..
Não adianta incentivar atividades se elas representam apenas os seus sonhos adormecidos. É importante deixar a criança livre para entender e assumir o que gosta, sem plantar dentro dela uma frustração por não corresponder aos seus desejos.
Em uma sociedade marcada por estereótipos e carreiras tradicionais, é comum que crianças sejam incentivadas a seguir caminhos dentro de padrões. Para mudar isso, mostre para seus filhos que gênero e senso comum não devem definir sonhos ou profissões.
A busca pela perfeição dificulta que a criança tente algo novo. Erros fazem parte da evolução e é saudável que aconteçam. Além do mais, nem sempre seremos os melhores em tudo que fazemos, mas se houver prazer e motivação, já vale a pena tentar.