Se a tristeza bater, transforme o acolhimento em momentos gostosos, que vão de uma refeição aconchegante a uma maratona de filmes favoritos do pequeno.
As crianças também precisam de recursos para lidar com os dias nublados emocionalmente, já que ainda não compreendem muito bem as próprias emoções. Aqui reunimos oito ações capazes de acolher a tristeza e ajudar os pequenos a se sentirem mais confiantes para seguir em frente.
Quando seu filho estiver com a energia baixa, convide-o para um passeio na natureza. Comece mostrando as plantas e cores e à medida que a criança for dando abertura, aproveite para incentivá-la a falar sobre suas emoções.
Fazer uma maratona na frente da TV pode ser tudo que o seu pequeno precisa para se sentir mais alegre, e há uma série de filmes infantis capazes de melhorar o humor de qualquer criança tristinha (e adulto também).
Vale tanto fazer um cardápio que envolva as comidinhas favoritas do pequeno, quanto focar em um menu aconchegante, regado a aromas, texturas e sabores inesquecíveis e capazes de despertar boas emoções.
Ajude a criança a escolher histórias com um “quê” de otimismo e esperança. Ao iniciar a leitura, você pode se deixar levar pela criatividade e montar cenários com objetos de casa e incorporar personagens!
Que tal ficar abraçadinho com o seu filho debaixo do cobertor? O momento pode render boas conversas e contribuir para a relação de confiança entre vocês.
Registros felizes em família são capazes de desviar o foco da criança da tristeza. Vale também propor a ideia de fazer novas fotos reproduzindo as antigas, o que com certeza vai render boas risadas!
Aproveite para desenhar, pintar e fazer esculturas de massinhas junto do pequeno: atividades artísticas ajudam a trazer a atenção para o aqui e agora, nos deixando menos reféns
dos pensamentos.
Faça uma lista de vivências pelas quais a família é grata. Releia a lista em voz alta e aproveite para deixá-la sempre visível em casa, como um lembrete permanente de que a felicidade existe.