Nomes curtos e marcantes para meninas

Com apenas duas sílabas, estas opções têm pronúncia delicada e significados que vão surpreender os pais!

por Flávia Antunes

14

Se tem uma tendência que não passa despercebida, é a dos nomes curtos!  Além da pronúncia fácil e cheia de charme, as opções são para todos os gostos e origens (desde o grego até o tupi!) e carregam significados belos e representativos.

1

Com “z” ou com “s”, o nome vem ganhando popularidade. De escrita delicada, Liz permite duas interpretações: pode ser diminutivo de Elizabeth, significando “promessa de Deus”, ou remeter à palavra francesa para “lírio”, flor que simboliza pureza e espiritualidade.

Liz

2

Apesar da fama deste nome também ter crescido, ele possui registros de séculos atrás, sendo inclusive uma figura importante da mitologia egípcia – para os povos antigos, Ísis era uma deusa que representava a mãe ideal ou “deusa suprema”.

Ísis

3

Se você é apaixonado pela beleza da lua e por toda a simbologia de renovação e feminilidade que ela carrega, este nome pode ser uma boa opção! De origem latina, ele significa literalmente “lua” e também pode ser associado à luminosidade e esperança..

Luna

4

Um hit, ele pode ser usado sozinho ou como um nome composto e é bastante representativo entre os católicos. Isso porque Ana era a avó de Jesus Cristo e mãe de Maria. O termo hebraico também é associado a uma pessoa “cheia de graça” e “abençoada”.

Ana

5

Quem tem uma Nina em casa, sabe que seu significado – “garota graciosa” – é verdade. Embora sua tradução mais comum venha do espanhol, ele também possui correspondência na língua indígena Quíchua, significando “fogo”. 

Nina

6

“Agradável” ou “caseira”.
Com significados como este, prevemos uma criança que vai adorar curtir a família! Há quem diga que Lara surgiu na Rússia, mas também remete ao nome de uma ninfa das águas da mitologia grega.

Lara

7

O nome da primeira filha da  apresentadora Sabrina Sato vem ganhando destaque entre os pais. E não só pela escolha da famosa, viu? Zoe tem uma pronúncia expressiva e significado emblemático: “vida”.

Zoe

8

O apelido para Melissa ou Melina não perde em nada em delicadeza quando a escolha é simplesmente “Mel”. Ele vem do grego “melaina”, que significa “escuro”, mas também pode ser associada ao alimento “mel”, que traz consigo a doçura.

Mel

9

Laís era uma antiga cidade do Oriente Médio, próxima à nascente do rio Jordão. O termo também pode ser traduzido do idioma hebraico como “o lugar dos leões”, e no significado grego algo como “mulher que tem popularidade”.

Laís

10

Na Bíblia, Eva foi a primeira mulher, nascida da costela de Adão e mãe de todos os homens. Assim como “Zoe”, só que de origem hebraica, o nome significa “a que dá vida” e se destacou nos últimos anos principalmente por sua simplicidade e leveza.

Eva

11

O mais brasileiro da lista, o nome vem do tupi e quer dizer “senhora da água”. Segundo o folclore indígena, Yara ou Iara é uma sereia que habita rios e lagos e que possui o dom de hipnotizar os homens. É uma ótima escolha para homenagear nosso povo!

Yara

12

O nome de duas sílabas virou chiclete na mente dos brasileiros depois do hit do cantor Netinho, mas o seu significado vai muito além da composição famosa: assim como outras nomenclaturas com o termo eslavo “mil”, Mila quer dizer “graciosa” ou “querida”.

Mila

13

Os papais ligados à natureza ou que pretendem trazer toda a força da ancestralidade para a filhota, vão adorar esta opção. Na mitologia grega, Gaia é a personificação divina da Terra e uma das primeiras habitantes do Olimpo, conhecida pelo seu dom da fertilidade.

Gaia

14

Na realidade, não se sabe ao certo o que sua tradução simboliza, mas indícios apontam para algo como “aquela que é contemplada com admiração” ou então “companheira de jornada”. Bonito, né?

Taís

Leia mais matérias em nosso site