Com apenas duas sílabas, estas opções têm pronúncia delicada e significados que vão surpreender os pais!
Se tem uma tendência que não passa despercebida, é a dos nomes curtos! Além da pronúncia fácil e cheia de charme, as opções são para todos os gostos e origens (desde o grego até o tupi!) e carregam significados belos e representativos.
Com “z” ou com “s”, o nome vem ganhando popularidade. De escrita delicada, Liz permite duas interpretações: pode ser diminutivo de Elizabeth, significando “promessa de Deus”, ou remeter à palavra francesa para “lírio”, flor que simboliza pureza e espiritualidade.
Apesar da fama deste nome também ter crescido, ele possui registros de séculos atrás, sendo inclusive uma figura importante da mitologia egípcia – para os povos antigos, Ísis era uma deusa que representava a mãe ideal ou “deusa suprema”.
Se você é apaixonado pela beleza da lua e por toda a simbologia de renovação e feminilidade que ela carrega, este nome pode ser uma boa opção! De origem latina, ele significa literalmente “lua” e também pode ser associado à luminosidade e esperança..
Um hit, ele pode ser usado sozinho ou como um nome composto e é bastante representativo entre os católicos. Isso porque Ana era a avó de Jesus Cristo e mãe de Maria. O termo hebraico também é associado a uma pessoa “cheia de graça” e “abençoada”.
Quem tem uma Nina em casa, sabe que seu significado – “garota graciosa” – é verdade. Embora sua tradução mais comum venha do espanhol, ele também possui correspondência na língua indígena Quíchua, significando “fogo”.
“Agradável” ou “caseira”.
Com significados como este, prevemos uma criança que vai adorar curtir a família! Há quem diga que Lara surgiu na Rússia, mas também remete ao nome de uma ninfa das águas da mitologia grega.
O nome da primeira filha da apresentadora Sabrina Sato vem ganhando destaque entre os pais. E não só pela escolha da famosa, viu? Zoe tem uma pronúncia expressiva e significado emblemático: “vida”.
O apelido para Melissa ou Melina não perde em nada em delicadeza quando a escolha é simplesmente “Mel”. Ele vem do grego “melaina”, que significa “escuro”, mas também pode ser associada ao alimento “mel”, que traz consigo a doçura.
Laís era uma antiga cidade do Oriente Médio, próxima à nascente do rio Jordão. O termo também pode ser traduzido do idioma hebraico como “o lugar dos leões”, e no significado grego algo como “mulher que tem popularidade”.
Na Bíblia, Eva foi a primeira mulher, nascida da costela de Adão e mãe de todos os homens. Assim como “Zoe”, só que de origem hebraica, o nome significa “a que dá vida” e se destacou nos últimos anos principalmente por sua simplicidade e leveza.
O mais brasileiro da lista, o nome vem do tupi e quer dizer “senhora da água”. Segundo o folclore indígena, Yara ou Iara é uma sereia que habita rios e lagos e que possui o dom de hipnotizar os homens. É uma ótima escolha para homenagear nosso povo!
O nome de duas sílabas virou chiclete na mente dos brasileiros depois do hit do cantor Netinho, mas o seu significado vai muito além da composição famosa: assim como outras nomenclaturas com o termo eslavo “mil”, Mila quer dizer “graciosa” ou “querida”.
Os papais ligados à natureza ou que pretendem trazer toda a força da ancestralidade para a filhota, vão adorar esta opção. Na mitologia grega, Gaia é a personificação divina da Terra e uma das primeiras habitantes do Olimpo, conhecida pelo seu dom da fertilidade.
Na realidade, não se sabe ao certo o que sua tradução simboliza, mas indícios apontam para algo como “aquela que é contemplada com admiração” ou então “companheira de jornada”. Bonito, né?