Dicas para seu filho se interessar mais por leitura

Ações práticas para potencializar o gosto do pequeno pela literatura desde pequeno.

por Ketlyn Araujo 

6

Ler é um hábito capaz de transformar positivamente o desenvolvimento infantil. Afinal, livros são ótimas ferramentas para instigar a criatividade, expandir o conhecimento e despertar sentimentos como empatia e autoamor, além de contribuir para as habilidades de comunicação.

Para algumas crianças, o interesse pela leitura pode ser mais lento ou difícil de surgir, ainda mais se ela não tiver estímulos suficientes ao seu redor. Mas, com pequenas mudanças, dá para fazer com que seu filho enxergue a leitura como uma atividade prazerosa. Veja só: 

1

Crie um cantinho dedicado à leitura, que seja confortável, iluminado e organizado em estantes ao alcance das mãozinhas. Espalhe também alguns livros estrategicamente pela casa, como os emborrachados no banheiro ou para acompanhar a hora do papá.

Livros ao alcance das mãos

2

 Procure títulos que tenham a ver com temáticas que já agradam a criança, como personagens queridos ou animais específicos. Com o tempo e hábito, é possível introduzir novos assuntos para conquistar uma biblioteca mais diversa.

Escolha temas pelos quais a criança
já se interessa

3

Comprar o livro que deu origem a um filme amado pelos pequenos ou a versão escrita de determinado longa pode ser eficaz. E você ainda pode aproveitar o momento para reviver histórias clássicas da sua infância junto com as crianças.

Invista em livros baseados em filmes 

4

 Alguns hábitos adquiridos na infância estão relacionados ao ambiente no qual crescemos. Por isso, uma maneira eficaz de fazer com que o filho leia é manter a própria rotina de leitura, como pai ou mãe, mostrando que este também é um momento prazeroso do seu dia.

Seja o exemplo 

5

Se você não tem tempo para pesquisar livros, uma alternativa são os serviços de assinatura. Os planos funcionam mediante uma mensalidade, que garante o recebimento de um ou mais livros infantis em casa. É uma festa quando chega a encomenda!

Assine um clube do livro infantil

6

Que tal um audiobook? 

 Para algumas crianças, livros não são tão interessantes quanto ouvir alguém lendo. Para introduzi-las à literatura, comece tocando audiolivros ou podcasts de contação de histórias. Depois, invista no livro que ouviram e passe a ler junto dele. 

Leia mais matérias em nosso site